IPI menor impulsiona venda de veículos
da Folha Online
A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de carros e picapes impulsionou as vendas de veículos em dezembro, totalizando 194.520 licenciamentos --9,4% a mais do que em novembro--, informa Tatiana Resende na edição de hoje da Folha. A reportagem completa está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL.
Segundo dados obtidos pela Folha, no mesmo comparativo em 2007, os licenciamentos de automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões haviam crescido apenas 2,2%. Já no confronto com igual mês do ano anterior, dezembro teve queda de 19,7% --ainda assim menor que a redução contabilizada em novembro (25%).
Para o consultor especializado no setor automotivo David Wong, da Kaiser Associates, a recuperação das vendas no final do ano se deve mais à redução do imposto, anunciada pelo governo federal no último dia 11 e com validade até 31 de março, do que ao aumento de oferta de crédito nesse mercado. Em novembro, o Banco do Brasil e a Nossa Caixa abriram, juntos, linhas de R$ 8 bilhões para os bancos das montadoras, mas o dinheiro ainda encontra restrições para chegar ao consumidor, na opinião do analista. A perda de valor do carro usado, ressalta Wong, é outro entrave.
Alex Agostini, economista-chefe da Austin Ratings, lembra que a variável mais importante para o consumo de veículos e imóveis, por serem dívidas de longo prazo, é a confiança do consumidor, que deve seguir abalada nos primeiros meses deste ano por causa da incerteza na economia mundial.
Leia mais notícias sobre venda de veículos
- Financeira da GM perderá exclusividade para financiar carros da montadora
- Presidente da Suzuki prevê fusão de montadoras japonesas
- Montadoras chegam ao final de 2008 à beira de um colapso
Outras notícias sobre economia em Dinheiro
- Importação cresce e saldo comercial é o pior sob Lula
- UE pede retomada imediata do abastecimento completo de gás
- Gigantes japonesas veem economia do país em recessão
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre a crise financeira global
- Veja os principais fatos ocorridos na economia em 2008
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


E como tratar bem os aposentados se ele disse assim :
ESSES APOSENTADOS SÃO TODOS UNS VAGABUNDOS. Não tentem consertar o que ele disse porque senão a emenda vai ficar pior que o soneto.
avalie fechar
avalie fechar
VOLTEM PARA O CURSO BÁSICO SRS, ANTES DE TENTAREM CRITICAREM OU ELOGIAREM ALGUEM, E TB TENTEM FICAR CALMINHOS, POIS VCS SABEM QUE SUAS BOQUINHAS ESTÃO PARA TERMINAR
avalie fechar