Alemanha adia decisão sobre segundo programa econômico
da Efe, em Berlim
O governo alemão adiou a decisão final sobre um possível segundo plano de reativação econômica para a próxima semana, após as negociações entre os partidos que o compõem começarem hoje marcadas pelo desacordo.
"Trabalharemos intensamente na próxima semana para poder tomar uma decisão em meados de janeiro", afirmou o porta-voz governamental, Ulrich Wilhelm.
Leia a cobertura completa da crise nos EUA
Entenda a evolução da crise que atinge a economia dos EUA
Democrata-cristãos (CDU), sociais-cristãos (CSU) e sociais-democratas (SPD) diferem em grande parte de seus planos para aliviar a crise econômica na Alemanha embora todos concordem com a necessidade de reforçar os investimentos, especialmente em infraestrutura.
O projeto dos dois partidos que formam a união liderada pela chanceler Angela Merkel, CDU e CSU, contempla um pacote de 50 bilhões de euros que se dividiria entre 2009 e 2010, anunciou hoje o líder do grupo parlamentar da CDU, Volker Kauder.
O acordo dos dois entre contempla principalmente reduções de tributos e das contribuições aos seguros médicos e prevê investimentos em infraestrutura.
As negociações se centrarão agora, portanto, em acertar as diferenças entre conservadores e sociais-democratas, que rejeitam as reduções tributárias e, pelo contrário, querem elevar a carga tributárias dos cidadãos de renda mais alta.
Leia mais notícias sobre a Alemanha
- Atividade manufatureira despenca na zona do euro em dezembro
- Alemanha anuncia novo plano de reativação para janeiro
- Instituto prevê crescimento de 0,2% da economia alemã em 2009
Outras notícias sobre economia em Dinheiro
- 122 empresas das Américas perderam mais de 80% do valor em 2008
- IPVA em São Paulo começa a ser pago nesta semana
- Bovespa não deve se recuperar no curto prazo
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre a crise financeira global
- Veja os principais fatos ocorridos na economia em 2008
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


Veja o que aconteceu hj com Dubai. Há outros vários.
Também acho que a palavra "quebrar"é muito forte, e de fato não deve acontecer. Aliás quem alertou sobre isso hj foi a OMC.
Tudo isso reforça o que venho escrevendo por aqui há algum tempo...tem muita gente eufórica, achando que tá tudo índo bem, que 2010 vai ser uma beleza e ao meu ver não vai ser não. Esse estória de o Brasil se achar uma ilha de prosperidade enquanto o mundo ainda estremeçe é muita arrogancia e merece cuidados extremos.
avalie fechar
A argumentação acima não quer dizer obviamente que os EUA não terão que fazer um ajuste fiscal em algum momento do futuro. Em algumas economias menores e sem moeda de reserva (p.ex. Reino Unido), esse ajuste terá que vir mais cedo (provavelmente após a próxima eleição geral em maio de 2010).
avalie fechar
avalie fechar