Número de desempregados na Alemanha volta a superar a marca de 3 milhões
da France Presse
da Folha Online
O número de desempregados na Alemanha registrou um aumento de 114 mil pessoas em dezembro, chegando a 3,1 milhões, como consequência da crise econômica que começa a afetar o mercado de trabalho, segundo dados do governo.
Em outubro do ano passado, o número de desempregados no país caiu abaixo dos três milhões pela primeira vez em 16 anos. Em novembro de 1992, o nível de desemprego chegou a 3 milhões de pessoas, um patamar simbólico muito importante no debate público alemão. Já em novembro de 2008, o número de desempregados estava em 2,988 milhões de pessoas.
A taxa de desemprego do país subiu em dezembro a 7,4% da população ativa, contra 7,1% em novembro. "2008 foi o melhor ano para o mercado trabalhista. No entanto, os números de dezembro mostram que a crise econômica alcançou o mercado de trabalho", disse o diretor da Secretaria de Emprego da Alemanha, Frank Weise, em um comunicado. "O resultado é que nosso otimismo para 2009 também se viu reduzido."
Leia mais notícias sobre a crise global
- Fed vê recuperação moderada só em 2010 e sugere que juros devem continuar baixos
- Economia portuguesa está em recessão técnica, diz banco central
- Milionário alemão se suicida após sofrer perdas com a crise financeira
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre a Alemanha
- Leia a cobertura completa sobre a crise dos EUA
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria

