Dinheiro
07/01/2009 - 18h03

Petrobras confirma redução na importação de gás da Bolívia

Publicidade

CIRILO JUNIOR
da Folha Online, no Rio
LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

O Ministério de Minas e Energia e a Petrobras confirmaram que o país já está recebendo menos gás da Bolívia, em função da menor demanda por parte das usinas termelétricas. Segundo a Petrobras, o volume importado está reduzido desde 1º de janeiro.

A Petrobras vinha importando pouco mais de 30 milhões de m3 de gás por dia. A estatal não informou o volume que está recebendo atualmente, mas garantiu que importa mais do que os 19 milhões de m3 mínimos previstos no contrato firmado em 1999 com a Bolívia. O acordo estabelece que a Petrobras tem que pagar por esse volume de gás mesmo sem o consumo efetivo.

De acordo com o ministério, o motivo para a redução no consumo é a diminuição da necessidade de geração de energia nas usinas termelétricas a gás --já que, com o período chuvoso, os reservatórios das hidrelétricas estão cheios e essas usinas passam a produzir energia. Segundo a Petrobras, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) determinou que a empresa desligue suas usinas situadas na região Sudeste.

A Folha Online apurou ainda que a redução da atividade industrial por conta da crise também contribuiu para a redução da demanda pelo gás boliviano.

Segundo fontes do setor petrolífero e do governo boliviano ouvidos pela agência de notícias Efe, a Petrobras teria reduzido de 31 para 17 milhões de metros cúbicos diários a importação de gás.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca