Tesouro dos EUA recomenda nova atuação do governo no mercado imobiliário
da Efe, em Washington
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, disse nesta quarta-feira que o governo americano deve rever a participação no mercado imobiliário e os subsídios que concede à compra de imóveis.
Em discurso no Clube Econômico de Washington, Paulson pediu uma reforma dos gigantes imobiliários Fannie Mae e Freddie Mac, nos quais o governo interveio no ano passado para evitar que entrassem em colapso.
10 questões para entender o tremor na economia
Entenda a evolução da crise que atinge a economia dos EUA
Essas empresas tinham acionistas que lucravam com seus negócios, e, ao mesmo tempo, possuíam uma garantia oculta de que, se algo acontecesse com elas, o governo as ajudaria.
Essa impressão do mercado foi concretizada quando a crise imobiliária atingiu as firmas e o Departamento do Tesouro decidiu que, se o governo as deixasse afundar, criaria um pânico financeiro.
Paulson destacou hoje que, para essas duas companhias, voltar ao modelo antigo "não é uma opção".
O secretário do Tesouro disse que o governo deve decidir "que papel, em geral, e estas entidades, em particular, devem desempenhar no mercado imobiliário". Ele recomendou que as autoridades nacionalizem Fannie Mae e Freddie Mac permanentemente, ou que elas deixem totalmente o negócio imobiliário.
"Qualquer meio termo é uma fórmula para outra crise", alertou Paulson.
O secretário do Tesouro também afirmou que o governo deve avaliar o nível de subsídios, como incentivos fiscais e ajuda com hipotecas, que concede os americanos para fomentar a compra de imóveis.
Paulson indicou que esses benefícios poderiam ter contribuído com a bolha imobiliária.
Leia mais notícias sobre o mercado imobiliário
- Economia dos EUA vai encolher ainda mais em 2009, diz Fed
- Déficit dos EUA deve alcançar US$ 1,2 tri em 2009, diz Congresso
- Pacote de estímulo dos EUA precisa ser aprovado até fevereiro, diz Pelosi
- Entenda a evolução da crise que atinge a economia dos EUA
Outras notícias sobre economia em Dinheiro
- Preço do petróleo despenca em NY após alta nas reservas dos EUA
- Petrobras confirma redução na importação de gás da Bolívia
- Prazo de financiamento de veículos encurta e inadimplência cresce
- Empresas perdem R$ 1 trilhão na Bolsa em 2008
Especial
- Veja o que há em nossos arquivos sobre mercado imobiliário
- Veja os principais fatos ocorridos na economia em 2008
- Leia a cobertura completa da crise financeira global
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


avalie fechar
avalie fechar
Muito pior foi o governo do Sr. Fernando Henrique que, além de não dar nenhum aumento ainda disse assim : ESSES APOSENTADOS SÃO TODOS UNS VAGABUNDOS. Pelo visto o senhor não sabia dessa frase do Sr. Fernando Henrique em Paris. Mas porque em Paris ? Porque talvez ele pensou que por estar longe do Brasil ninguém nem perceberia o que estava dizendo. Acontece que alguns repórteres estavam por ali e ouviram o que ele disse e publicaram em toda a imprensa brasileira. Espero ter esclarecido a dúvida do Sr. Isidório.
avalie fechar