Mantega diz que recuo na inflação abre espaço para corte de juros
EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília
O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse hoje que o recuo no índice oficial de inflação, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), registrado em dezembro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) abre espaço para a redução dos juros no país.
Mantega afirmou também que está "satisfeito" com o fato de o indicador ter fechado 2008 sem estourar a meta de inflação fixada para este ano pelo governo. A meta é de 4,5%, podendo chegar a 6,5% dentro da margem de tolerância. O IPCA ficou em 5,9% no ano passado, acima dos 4,46% observados no ano anterior.
| Ricardo Marques/Folha Imagem |
![]() |
| Mantega participou de anúncio da compra de parte do Banco Votorantim pelo BB |
"Eu fiquei muito satisfeito com o resultado do IPCA. Vocês se lembram que eu dizia que a inflação ia ficar dentro das metas. Nós conseguimos manter a inflação de 2008 dentro das metas estabelecidas. Passamos por essa turbulência, pelo choque de commodities, mantendo a inflação sob controle. Isso dá um espaço importante para a redução dos juros no país", afirmou o ministro.
Ao oficializar a aquisição de parte do Banco Votorantim pelo Banco do Brasil, anunciada hoje pelas duas instituições, o ministro cobrou dos bancos públicos e privados uma redução dos juros.
"O BB tem reduzido sim a taxa de juros dos seus financiamentos e eu estou aqui com dois banqueiros. O mundo todo está reduzindo as taxas de juros. Vocês estão vendo na Inglaterra. É natural e necessário que o Brasil reduza as taxas de juros", afirmou.
"Temos ainda um desafio de reduzir as taxas de juros, reduzir o custo de financiamento do país. Temos de reduzir os spreads e o custo financeiro que subiu muito com essa crise e ajudou a reduzir as taxas de crescimento. Temos de recuperar esse terreno que foi perdido. Impulsionar as vendas, o consumo e investimento", acrescentou Mantega.
Leia mais notícias sobre o Banco do Brasil
- Saiba mais sobre o Banco do Brasil
- Saiba mais sobre o Banco Votorantim
- BB paga R$ 4,2 bilhões por parte do banco Votorantim
- Associação entre BB e Votorantim reforça financiamento de carros, diz Mantega
Outras notícias sobre economia em Dinheiro
- Inflação pelo IPCA tem alta de 5,90% em 2008
- Produção industrial em novembro cai em todas as regiões, diz IBGE
- IPVA com desconto começa a vencer hoje
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre o Banco do Brasil
- Veja os principais fatos ocorridos na economia em 2008
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


