Dinheiro
13/01/2009 - 14h25

Exportações de frango registram crescimento de 40% em 2008, diz Abef

Publicidade

da Folha Online

A receita cambial com as exportações de frango registrou alta de 40% em 2008 em relação a 2007, com US$ 6,9 bilhões, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Abef (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos).

Em volume, os embarques somaram 3,6 milhões de toneladas, registrando um crescimento de 11% na comparação com 2007.

Em dezembro as exportações brasileiras de carne de frango somaram embarques de 267 mil toneladas, o que corresponde a uma queda de 11% em relação ao mesmo mês em 2007. A receita cambial no mês totalizou US$ 427 milhões, uma queda de 18% sobre dezembro de 2007.

De acordo com a Abef, o setor exportador de carne de frango bateu novo recorde, mas o resultado seria ainda mais positivo não fossem os impactos da crise financeira internacional, a partir de outubro.

Esse impacto levou a entidade a recomendar uma redução na produção destinada à exportação, para evitar um excesso de oferta.

"A crise não é de demanda por alimentos, mas sim de liquidez por parte de alguns importantes mercados compradores. Diante disto as expectativas apontam para um desempenho menos expressivo em 2009, porém ainda com algum crescimento", informa a associação.

A Abef prevê que 2009 registre um crescimento de 5% nos volumes embarcados.

A entidade destacou, em 2008, a abertura dos mercados da Índia e da China e a inclusão do setor de produção animal entre os contemplados pelo drawback verde-amarelo, que isenta de impostos federais as matérias-primas e insumos utilizados nos produtos destinados à exportação.

Em 2009 o setor pretende trabalhar pela abertura de mais mercados como México, Indonésia, Malásia, Jamaica, Filipinas, Senegal e Argélia.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca