Anatel quer mudar contrato para retomar programa de banda larga
LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) se reuniu nesta quinta-feira com representantes das empresas de telefonia fixa para discutir a assinatura de um aditivo aos contrato de concessão. A agência quer incluir no contrato uma cláusula para esclarecer que as redes para voz e internet banda larga ("backhaul") deverão ser devolvidas à união ao final da concessão.
Isso ocorre porque, em novembro, a justiça suspendeu os termos do aditivo, que fazem parte de um programa do governo e prevê que as empresas levarão redes de internet a todos os municípios até 2010. A justiça entendeu que não há garantias de que essas redes voltarão para a União após a concessão.
Apesar de entender que as redes são reversíveis, a Anatel propôs assinar um novo aditivo prevendo a devolução da rede, o que liberaria o programa na justiça.
As empresas, porém, não concordaram de imediato. Apenas Sercomtel e CTBC aceitaram assinar o novo termo. A Telefônica disse que o assunto deve ser primeiro discutido no conselho administrativo da empresa, que se reunirá em fevereiro.
Já a Oi impôs duas condições: a primeira, que a Anatel suspenda a contagem do prazo para a instalação das redes durante a vigência da liminar na Justiça. A segunda, que a agência acabe com os dois processos administrativos abertos contra a empresa porque ela não cumpriu o previsto no programa.
"Isso é impossível. Fere os princípios da legalidade e da moralidade", disse o conselheiro Antônio Bedran.
As propostas da Oi serão discutidas pelo conselho na próxima semana.
Leia mais notícias sobre telefonia
- Operadoras cumprem 78% do programa banda larga nas escolas
- Brasil alcança 150 milhões de celulares em 2008; Vivo mantém liderança
- Telefonia responde por 45% das reclamações contra call centers
Outras notícias sobre economia em Dinheiro
- Emprego formal no país em dezembro é o maior em seis anos, diz IBGE
- Atividade de construção de casas nos EUA tem queda recorde em dezembro
- Investimento da Vale sobe 33% em 2008 e atinge R$ 18,7 bilhões
- Queda na procura por trabalho ajudou a reduzir taxa de desemprego, diz IBGE
Especial
- Veja o que há em nossos arquivos sobre a Anatel
- Veja cobertura completa sobre telecomunicações
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


