Montadoras registram 3ª queda de empregos e cortes já somam 5.500
KAREN CAMACHO
Editora-assistente de Dinheiro da Folha Online
O número de empregos nas montadoras brasileiras registrou em janeiro deste ano a terceira queda consecutiva. A primeira, em novembro de 2008, havia sido a primeira desde dezembro de 2006, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Segundo a associação, foram eliminados 1.858 postos de trabalho apenas no mês de janeiro, representando uma queda de 1,5% no período.
Somados os três meses de cortes, a indústria aponta eliminação de 5.500 vagas. A Anfavea informou que considera tanto os empregos efetivos quanto os temporários.
No mês passado, as empresas somaram 126.188 vagas, contra 128.046 de dezembro. Até outubro, quando a crise se gravou no setor, eram 131.700 empregados nas montadoras.
De acordo com a associação, no entanto, o número de empregos em janeiro deste ano ainda ficou 3,7% maior do que o registrado no mesmo período de 2008.
Diversas montadoras adotaram as férias coletivas como forma de reduzir a produção de adequar os estoques.
Produção
A produção de veículos registrou forte queda em janeiro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado, mas disparou 92% ante dezembro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
De acordo com a entidade, no mês de janeiro foram produzidos 186,1 mil veículos, ante 255,2 em janeiro de 2008, queda de 27,1%. No entanto, em relação ao mês anterior, dezembro de 2008 (96,6 mil), a alta foi de 92,7%.
Estoque
O estoque de veículos novos somou 193.384 em janeiro deste ano, o que equivale a 31 dias de vendas considerando o ritmo atual do mercado. Em dezembro de 2008, o estoque somava 211.314 veículos, equivalente a 36 dias.
Leia mais notícias sobre venda de veículos
- Em meio a crise, 32% dos paulistanos deixam de comprar algum bem
- Ford dá férias coletivas para 800 funcionários em SP
- Após demitir 11 mil, GM anuncia fechamento de mais fábricas nos EUA
Outras notícias sobre economia em Dinheiro
- Receita libera consulta a lote da malha fina do IR 2008 nesta segunda
- Economistas esperam corte de juros para 12% em março, diz pesquisa do BC
- Emprego na indústria registra a maior queda desde 2001
Especial
- Leia a cobertura completa sobre a crise dos EUA
- Veja o que há em nossos arquivos sobre venda de veículos
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria

