Publicidade
Publicidade
01/07/2002
-
19h44
da Lusa, em Lisboa
O Habib's, maior rede brasileira de fast food, com 200 lojas no Brasil e no México, quer abrir outras 60 em Portugal.
O Habib's é a maior rede de fast food árabe do mundo, vendendo por ano 400 milhões de esfirras, 12 milhões de quibes, 10 milhões de beirutes, 10 milhões de pratos árabes e 2,4 milhões de pizzas. No Brasil, entre as empresas de fast food nacionais e estrangeiras, a rede ocupa o segundo lugar em faturamento, atrás do Mc Donald's.
Em relação ao número de lojas, o Habib's ocupa a terceira colocação, depois do Mc Donald's e do Bob's.
No ano passado, cerca de 100 milhões de pessoas, entre elas um milhão de crianças e adolescentes, fizeram suas refeições no Habib's. O faturamento médio mensal das unidades da empresa é de R$ 300 mil. A política de preços baixos do Habib's é um dos principais motivos do sucesso da rede. O carro-chefe, a esfirra, é vendida a R$ 0,39 (0,13 euro).
De olho no mercado português, o Habib's já fez pesquisas de mercado e agora seleciona candidatos a franqueados. "Queremos abrir 60 lojas em Portugal, primeiramente em Lisboa e no Porto. Os candidatos a franqueados devem ser empresários portugueses, que conhecem o mercado local", revelou o presidente do Habib's, o português Antonio Alberto Saraiva.
Para abrir uma franquia do Habib's em Portugal, o investimento é de US$ 350 mil, sendo que US$ 150 mil são aplicados em uma central de produção e US$ 200 mil no primeiro restaurante. Soma-se a este montante, a taxa de franquia, que garante o direito de explorar a marca Habib's no país.
O preço baixo e a fácil aceitação de produtos como as esfirras, mesmo em mercados onde não existe o hábito de consumo de pratos árabes, são fatores que encorajam a internacionalização da empresa.
"Anteriormente não havia no Brasil o hábito de consumir comida árabe, agora vende-se mais esfirra do que hamburguer. Acredito que em Portugal vai acontecer o mesmo", declarou Alberto Saraiva, formado em medicina, que com 49 anos chegou ao Brasil quando tinha seis meses com seus países que emigraram de Portugal.
As lojas do Habib's no Brasil e no México têm o mesmo padrão de cardápio, além de especialidades árabes, são servidos sanduíches, pizzas e salgados, como pastéis e fogazzas.
Os planos de expansão da rede incluía os Estados Unidos. Em 2001, o Habib's iria abrir lojas no país, mas os atentados de 11 setembro adiaram os planos.
"Por questões de segurança e de economia adiamos nossos planos nos Estados Unidos após os atentados de 11 de setembro", disse.
O investimento que seria feito nos Estados Unidos foi revertido para as franquias brasileiras e mexicanas.
Habib's quer abrir 60 lojas em Portugal
Publicidade
O Habib's, maior rede brasileira de fast food, com 200 lojas no Brasil e no México, quer abrir outras 60 em Portugal.
O Habib's é a maior rede de fast food árabe do mundo, vendendo por ano 400 milhões de esfirras, 12 milhões de quibes, 10 milhões de beirutes, 10 milhões de pratos árabes e 2,4 milhões de pizzas. No Brasil, entre as empresas de fast food nacionais e estrangeiras, a rede ocupa o segundo lugar em faturamento, atrás do Mc Donald's.
Em relação ao número de lojas, o Habib's ocupa a terceira colocação, depois do Mc Donald's e do Bob's.
No ano passado, cerca de 100 milhões de pessoas, entre elas um milhão de crianças e adolescentes, fizeram suas refeições no Habib's. O faturamento médio mensal das unidades da empresa é de R$ 300 mil. A política de preços baixos do Habib's é um dos principais motivos do sucesso da rede. O carro-chefe, a esfirra, é vendida a R$ 0,39 (0,13 euro).
De olho no mercado português, o Habib's já fez pesquisas de mercado e agora seleciona candidatos a franqueados. "Queremos abrir 60 lojas em Portugal, primeiramente em Lisboa e no Porto. Os candidatos a franqueados devem ser empresários portugueses, que conhecem o mercado local", revelou o presidente do Habib's, o português Antonio Alberto Saraiva.
Para abrir uma franquia do Habib's em Portugal, o investimento é de US$ 350 mil, sendo que US$ 150 mil são aplicados em uma central de produção e US$ 200 mil no primeiro restaurante. Soma-se a este montante, a taxa de franquia, que garante o direito de explorar a marca Habib's no país.
O preço baixo e a fácil aceitação de produtos como as esfirras, mesmo em mercados onde não existe o hábito de consumo de pratos árabes, são fatores que encorajam a internacionalização da empresa.
"Anteriormente não havia no Brasil o hábito de consumir comida árabe, agora vende-se mais esfirra do que hamburguer. Acredito que em Portugal vai acontecer o mesmo", declarou Alberto Saraiva, formado em medicina, que com 49 anos chegou ao Brasil quando tinha seis meses com seus países que emigraram de Portugal.
As lojas do Habib's no Brasil e no México têm o mesmo padrão de cardápio, além de especialidades árabes, são servidos sanduíches, pizzas e salgados, como pastéis e fogazzas.
Os planos de expansão da rede incluía os Estados Unidos. Em 2001, o Habib's iria abrir lojas no país, mas os atentados de 11 setembro adiaram os planos.
"Por questões de segurança e de economia adiamos nossos planos nos Estados Unidos após os atentados de 11 de setembro", disse.
O investimento que seria feito nos Estados Unidos foi revertido para as franquias brasileiras e mexicanas.
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
- Por que empresa proíbe caminhões de virar à esquerda - e economiza milhões
- Megarricos buscam refúgio na Nova Zelândia contra colapso capitalista
- Com 12 suítes e 5 bares, casa mais cara à venda nos EUA custa US$ 250 mi
- Produção industrial só cresceu no Pará em 2016, diz IBGE
+ Comentadas
- Programa vai reduzir tempo gasto para pagar impostos, diz Meirelles
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
+ EnviadasÍndice