Consultoria britânica rebaixa previsões econômicas para 2009
da Efe, em Londres
A economia dos Estados Unidos sofrerá em 2009 uma contração de 2,5%, a dos países da zona euro terá recuo de 2,9% e a do Japão, de 5,5%, segundo as novas previsões da consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit).
Como consequência da nova revisão, a divisão de análises econômicas da EIU prevê uma contração da economia global de 1,9% em termos de mercado e de 0,8% em paridade de poder de compra.
Ainda que se espere uma certa recuperação a partir de fins de 2009, seria uma retomada frágil, e para 2010 a previsão é de um crescimento econômico global de 1,2% em termos de mercado e de 2,2% em paridade de poder de compra --ou seja, o ajuste dos valores absolutos do PIB de acordo com o custo de vida em cada país.
O grupo EIU acredita que o Reino Unido se juntará em breve a EUA e Japão fixando a taxa básica de juros abaixo do 1% atual, algo que o BCE (Banco Central Europeu) poderia fazer também caso a crise piore.
Segundo a EIU, a "agressiva" resposta dos EUA à crise econômica possibilitará que o país tenha uma recuperação mais rápida em 2010 em comparação com a zona do euro e o Japão.
Leia mais notícias sobre a crise econômica global
- Filial da GM no Canadá pede ajuda para manter produção
- Royal Bank of Scotland pode cortar até 20 mil empregos, diz "FT"
- UE diz que está apoiando financeiramente novos países-membros
- EUA podem estatizar bancos temporariamente, diz senador
Especial
- Veja o que há em nosso especial Crise nos EUA
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria



Em São Paulo, capital, 5% do PIB é da administração pública, o resto é privado, ou seja, 95% de gente ralando de verdade.
Conclusão: Isso é um dado interessante de quem realmente trabalha nesse país e sustenta toda a embromação de , por exemplo, Brasília.
Brasil é isso: Todos ralando para sustentar Brasília que vive de 100% de dinheiro público.
[]s
Eduardo.
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar