Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/09/2000 - 09h49

FMI reduzirá prazos de financiamento e aumentará juros

Publicidade

da France Presse, em Washington

O FMI (Fundo Monetário Internacional) reduzirá os prazos de financiamento e aumentará as taxas de juros, segundo informações divulgadas pelo Departamento do Tesouro americano.

As mudanças são uma concessão às pressões dos EUA para que a instituição limite seus empréstimos a longo prazo. O Conselho de Administração do FMI havia recusado esta mesma proposta, há um mês, num feito incomum frente a um pedido de seu principal país acionário.

O departamento de Tesouro americano informou que o FMI reduzirá em um ano os prazos de seus principais empréstimos aos países-membros e limitará os créditos a médio prazo, destinados aos países mais pobres.

Por outro lado, a instituição vai aumentar os juros para os maiores e mais antigos clientes dos empréstimos. Em troca, os países mais pobres, na maioria africanos, não terão aumento nas taxas de juros, nem redução do prazo de pagamento dos financiamentos.

'As mudanças põem fim ao repetido e prolongado uso dos recursos do FMI', afirmou o secretário americano do Tesouro, Lawrence Summers. 'Estas medidas representam uma transformação do FMI numa instituição mais moderna e seletiva, além de permitir um melhor preparo para responder às crises financeiras do mundo', acrescentou.

Os críticos do FMI no Congresso americano acusam a instituição de ter abandonado sua função básica de conceder créditos urgentes a curto prazo para ajudar os países-membros com dificuldades em sua balança de pagamentos.

Leia mais notícias da AFP na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página