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19/08/2002 - 15h28

Segmentação e marcas populares impulsionam vendas de sabonetes

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SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A segmentação e o avanço das marcas populares favorecem o mercado brasileiro de sabonetes, segundo a analista da LatinPanel, empresa dos grupos Ibope, Taylon Nelson Sofres e NDP, Vanessa Marques.

No primeiro semestre deste ano, o volume de vendas cresceu 6,5% na comparação com igual período do ano passado, atingindo 63 mil toneladas.

A analista atribui esse aumento também ao crescimento populacional. O brasileiro consome, em média, quatro unidades de sabonetes por mês. Cerca de 94% dos lares utilizaram o produto no primeiro semestre.

As indústrias do setor apostam na segmentação do produto lançando linhas específicas, como versões para a pele negra, sabonetes líquidos, de maior valor agregado.

"O mercado de sabonete popular também está avançando muito. Uma unidade chega a ser vendida por um preço 20% menor do que a média de mercado, que é R$ 0,53", diz Marques.

Com preços menores, o sabonete passa a ser incorporado por famílias de baixo poder aquisitivo.

O preço médio do produto aumentou 6% no primeiro semestre, de R$ 5,57 para R$ 5,90 o quilo.

Segundo a analista, um dos motivos é a alta do dólar, que encarece o custo com insumos impostos usados no processo produtivo.

No primeiro semestre, o faturamento do setor cresceu 10,1% para R$ 367,4 milhões.

Uma das apostas do setor são os sabonetes líquidos, que custam mais e ainda representam apenas 2% do mercado.
 

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