Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/08/2002 - 10h10

FHC busca apoio de candidatos para reformas, destaca Financial Times

da Folha Online

O jornal britânico ''Financial Times'' destaca o encontro do presidente Fernando Henrique Cardoso com os quatro principais candidatos à Presidência da República na eleição de outubro.

Segundo o jornal, o presidente brasileiro buscou o apoio dos candidatos à Presidência para resgatar a confiança dos investidores no Brasil.

"A iniciativa faz parte do empenho de Cardoso para garantir um apoio mais explícito dos candidatos ao empréstimo de US$ 30 bilhões acertado há duas semanas com o Fundo Monetário Internacional'', diz o jornal.

''Ciro Gomes, candidato da aliança de centro-esquerda Frente Trabalhista, foi o primeiro a reunir-se com Cardoso, e comprometeu-se a "garantir de forma estrita" os contratos firmados, o controle da inflação e uma meta de superávit orçamentário (que exclui o pagamento de juros) de 3,75% do Produto Interno Bruto para o próximo ano'', informa.

"Notamos obviamente que eles enfrentam determinadas limitações por conta da campanha eleitoral", afirmou ao "Financial Times" o ministro da Casa Civil, Pedro Parente.

O jornal lembra também que, segundo Parente, "o presidente busca ainda apoio para a aprovação de três reformas que atualmente já estão nas mãos do Congresso'': a criação de um fundo complementar privado de pensão para o funcionalismo público; a conversão de dois impostos (conhecidos como PIS e Cofins) em um imposto único sobre valor agregado, conhecida como minireforma tributária; e uma reforma constitucional que concederia maior independência ao Banco Central e abriria espaço para uma política monetária mais flexível.

''Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do esquerdista Partido dos Trabalhadores (PT) que lidera as pesquisas eleitorais, já sinalizou que seu partido apoiaria a reforma (tributária)'', diz o diário.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página