Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2002 - 16h50

Mc Donald's decide usar óleo mais saudável para fritar batatas nos EUA

da Folha Online
da Reuters

Após receber críticas de nutricionistas por contribuir para uma epidemia de obesidade nos Estados Unidos, o McDonald's informou hoje que vai começar a fritar batatas e "nuggets'', entre outros alimentos, com um novo óleo que reduz os ácidos graxos em 48% e a gordura saturada, em 16%.

O novo óleo do McDonald's será usado em 13 mil restaurantes dos EUA a partir de outubro, segundo a empresa. A meta é eliminar praticamente todos os ácidos graxos no óleo de cozinha. O novo produto foi desenvolvido junto com a gigante de agribussiness Cargill.

Não será batata diet
Porém, as batatas fritas terão a mesma quantidade de gordura total, segundo o McDonald's, já que a gordura poliinsaturada vai aumentar em 167%. O site do grupo informa que uma porção grande de batatas fritas contém 26 gramas de gordura, com 4,5 gramas de gordura saturada.

A iniciativa do McDonald's acontece ao mesmo tempo em que mais atenção é dada aos problemas de saúde dos norte-americanos. Cerca de 50 milhões de pessoas são consideradas obesas nos Estados Unidos.

Recentemente, algumas redes de fast-food, como a Subway, passaram a oferecer produtos diferenciados, com menor gordura e quantidade reduzida de calorias.

Processo
Em julho, um nova-iorquino processou quatro redes de fast-food, alegando que esses restaurantes contribuíram para sua obesidade, doença cardíaca e diabetes.

Alguns advogados de ações coletivas estão tentando enfrentar as companhias de alimentos e os restaurantes da mesma forma que enfrentaram as companhias de tabaco, pedindo bilhões de dólares em indenização por problemas de saúde e mortes.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página