Venda de imóveis novos na cidade de SP recua 43% no 1º trimestre
MARCEL GUGONI
da Folha Online
A venda de imóveis residenciais novos na cidade de São Paulo caiu 43% no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, informou nesta quarta-feira o Secovi (sindicato do setor imobiliário de São Paulo). Nos três primeiros meses do ano foram vendidas 4.831 unidades, contra 8.478 no mesmo período de 2008.
Programa do governo ajuda a elevar venda de imóveis, diz sindicato
Confira como encontrar o seu imóvel no feirão da Caixa
Veja a página de classificados de imóveis da Folha
Entenda como a crise financeira global afeta o Brasil
Já o volume de lançamentos no período também apresentou recuo. Passou de 7.000 unidades no primeiro trimestre de 2008 para 3.200 unidades neste ano.
Para o Secovi, essa queda forte se explica pelos efeitos da crise no setor, na comparação com 2007 e 2008. A partir do agravamento da crise financeira, no final do ano passado, a obtenção de crédito foi dificultada --o que é especialmente danoso a setores cujas vendas dependem de financiamento para sobreviver, como é o caso do imobiliário e automobilístico.
"2007 e 2008 foram anos atípicos, que registraram números excepcionais, muito superiores às médias históricas, o que tem levado o Secovi a usar o exercício de 2006 como base de comparação", disse Celso Petrucci, economista-chefe do sindicato. No primeiro trimestre de 2006, o volume de lançamentos residenciais foi de 2.700 unidades, e o de vendas foi de 5.214 unidades.
Os imóveis de três dormitórios tiveram maior participação nas vendas, respondendo por 42% do total na cidade de São Paulo. Em seguida aparecem os de 2 dormitórios (36%), e de 1 dormitório (21%).
Março
No mês de março, foram comercializadas 2.162 unidades, contra 1.556 em fevereiro, com alta de 38,9%. Trata-se do melhor desempenho mensal neste ano.
"O total escoado em março superou o volume registrado no mesmo mês de 2006 [2.078 unidades]. Porém, ainda está abaixo do resultado dos meses de março de 2007 e 2008", disse Petrucci.
Leia mais notícias sobre a crise financeira global
- Pedidos de hipotecas nos EUA crescem 2,3% em uma semana
- Bolsa de Londres anuncia prejuízo milionário e novo comando
Outras notícias sobre economia em Dinheiro
- Deputados aprovam banco de dados de bons pagadores
- China perde posto de custo de produção mais barato do mundo, diz pesquisa
- Após fusão Sadia-Perdigão, sindicatos do setor alimentício preveem cortes
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre a crise financeira global
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


avalie fechar
Serra 36% ( na pesquisa anterior 40%)
Dilma 19% ( na pesquisa anterior 15% )
Sai da frente que a Dilma vem quente. Nem vou continuar os dados da pesquisa. mas com um candidato que já vinha descenco a Serra numa velocidaaaaaade......
Melhor ainda : ontem o Governador José Serra em uma solenidade em São Paulo estando presentes o Presidente Lula e o Ministro Guido Mantega disse isso aí : A POLÍTICA ECONOMICA DO GOVERNO ESTÁ 95% CERTA. Que isso ? O homem acabou de se entregar de vez. Mas como o Senador Sérgio Guerra disse ontem que o Aécio é um melhor candidato que o Sr. José Serra, o leite entornou. Aliás com essas duas noticias o Sr. José Serra viu que era chegada a hora de entregar os arreios e o que para ele foi um grande alívio, pois como disse estava numa saia justa e não sabia como sair dela. Taí o que só os bobos ainda não sabiam e talvez nem desconfiassem. O homem resolveu dizer que o governo do Presidente Lula está 95% certo. Mas também depois de uma enxurrada de noticias boas, ele ia dizer o que ?
avalie fechar
avalie fechar