Publicidade

Dinheiro
27/05/2009 - 12h25

Diretor da Petrobras defende produção de equipamentos para explorar pré-sal

Publicidade

LORENNA RODRIGUES
da Folha Online, em Brasília

O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, defendeu nesta quarta-feira a produção de equipamentos para a exploração do pré-sal no Brasil. De acordo com Estrella, a produção nas reservas abaixo da camada de sal dará escala para justificar o investimento no desenvolvimento de máquinas e equipamentos brasileiros.

"Afinal, surgiu uma oportunidade de escala que vai catapultar o desenvolvimento nacional e da engenharia brasileira. Não é possível que recebamos a 350ª turbina produzida no exterior, tem que ser produzido no Brasil", afirmou, durante audiência pública na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados.

Segundo o diretor, a maioria dos equipamentos para exploração e produção de petróleo hoje é importada. Para ele, o pré-sal é uma oportunidade para a indústria de grandes equipamentos, logística, naval e outras.

"É a grande oportunidade do engenheiro brasileiro efetivamente participar na elaboração de grandes projetos de engenharia, e não apenas importar", completou.

Reservas

Estrella disse ainda que, na comparação com outras petroleiras internacionais, a Petrobras tem a melhor perspectiva de produção a longo prazo, por conta das grandes reservas esperadas no pré-sal. "As grandes empresas se encontram hoje em uma situação extremamente delicada em termos de reserva", afirmou.

Ele ressalta que a Petrobras vinha perdendo sua agressividade até 2003, diminuindo a aquisição de blocos de petróleo em leilões. A partir daquele ano, segundo o diretor, houve uma mudança na estratégia da empresa, que passou a adquirir mais áreas.

"Houve uma inflexão que nos dá hoje um conforto para continuar 10,15 anos trabalhando", disse.

Arte Folha
Comentários dos leitores
Mario Zavarese (4) 10/12/2009 02h18
Mario Zavarese (4) 10/12/2009 02h18
O que os demais estados do sul e sudeste ainda não perceberam é que este caso do Pré-Sal, abriu um precedente perigoso para as relações federativas.
A bancada do nordeste, unida, promeveu uma distribuição de renda compulsória a dois estados da federação.
Mesmo um estado com o tamanho da bancada como a de São Paulo,não resistiria a bancada nordestina.
O Rio e ES ficaram isolados e acuados.
Isso intensificará a desuniao das bancadas do sul e sudeste.
Novas crises federativas ainda poderão surgir, novas iniciativas da bancada do nordeste poderão por em cheque o equilibrio federativo, em outras questões.
sem opinião
avalie fechar
Miro Silveira (17) 08/12/2009 22h19
Miro Silveira (17) 08/12/2009 22h19
Em 2010, a Petrobras fará anuncios magnificos sobre novas descobertas, não sei porque tenho essa inspiração, será que tenho o dom da premonição? 1 opinião
avalie fechar
Carlos Menezes (55) 08/12/2009 12h45
Carlos Menezes (55) 08/12/2009 12h45
Esta declaração em Manchete, significa: Vamos estatizar o país, vamos fazer fila para distribuir feijão, leite, outros alimentos e assim por diante. Senhores o lulla ainda não teve tempos para junto do ptralha mor josé desceu, fechar todo o roteiro para a chavização do Brail mais vil que varonil! Senhores prestem atenção: Estamos muito próximos de nos tornarmos semalhantes á venezuela, há tempos, um país em desenvolvimento e rico pelo seu petróleo. Hoje, na era chaves estão todos a caminho da escravização e das porções racionadas e tudo patrocinado pelo estado. A industria em decadência, o comércio em decadência a educação em decadência. É isto que desejam ao Brasil. Se sim, continuem a escrever as maravilhas do governo lulla e contunuem a não enxegar um milimetro a frete do seu nariz. Veja a manchete referente a dillma. Esta é a pretensão da dilma é a sua tembém? Se não, não perca seu tempo respondendo a ptralhas que escrevem neste forum e nada dizem, apenas defendem o indefensável. Escrevam aqui sua indignação, sua posição contraria a um futuro que se desenha e não aceita. Proteste, explique aos outrosw o porque de sua indignação mas, não jogue fora seu precioso espaço e oportunidade para ajudar a outros a compreender a situação de armadilha em que vivemos, mostre a armadilha lulla/dillma e josé desceu, ptralhas, oposição e situação, todos farinha do mesmo saco. Necessitamos de novidade, gente nova e honesta, vote 99 em 2010. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1175)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca