Publicidade

Dinheiro
27/05/2009 - 17h46

Conselho autoriza linha de crédito para compra de moto para trabalho

Publicidade

da Folha Online
com Agência Brasil

Atualizado às 18h16.

O Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) autorizou nesta quarta-feira a abertura de duas linhas de crédito com recursos do fundo.

Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, a primeira, no valor de R$ 100 milhões, é destinada à compra de motocicletas por pessoas que usam esse tipo de veículo para trabalhar, como os motoboys.

A Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) aprovou a medida. De acordo com Moacyr Alberto Paes, diretor executivo da entidade, "a linha de crédito é um forte incentivo para a categoria dos motofretistas, pois proporciona melhorias na condição de trabalho dos profissionais do segmento e colabora para a modernização da frota".

A segunda linha de crédito, no valor de R$ 200 milhões, destina-se à formação de capital de giro em empresas de turismo e será lançada no dia 8 de junho, no Rio de Janeiro, em cerimônia que terá também a presença do ministro do Turismo, Luiz Barretto.

Lupi informou que, para a linha de crédito entrar em vigor, a medida precisa ser publicada no "Diário Oficial da União". Os recursos estarão disponíveis para os trabalhadores em breve, disse ele.

Condições

Segundo o Ministério do Trabalho, podem ter acesso a linha "FAT-Motofrete" pessoas físicas autorizadas, trabalhadores autônomos inscritos no INSS ou classificados como motociclistas no transporte de pequenos valores.

A linha prevê o financiamento de 100% para motonetas ou motocicletas novas, de até 150 cilindradas, incluído o seguro inicial. O prazo de contratação do crédito pode ser em até 48 meses, com taxa de juros que varia de 6% a 18%.

Segundo o ministro Lupi, o financiamento terá três taxas de juros, de acordo com o prazo: em 24 meses, a taxa efetiva final será de 6% ao ano; em 36 meses, 12% ao ano; e em 48 meses, 18% ao ano.

"Todas essas são taxas máximas. Isso significa que ainda tentaremos junto aos agentes operadores --Caixa e Banco do Brasil-- uma diminuição do valor. Essa linha é voltada para trabalhador formal, autônomo e terceirizado", informou o ministro do Trabalho.

Na linha "FAT-Giro Setorial Turismo", o financiamento será por taxa de juros efetiva pós-fixada TJLP + (até) 2,8% ao ano ou taxa de juros pré-fixada de até 8,5% ao ano. "Esses valores também são teto, ou seja, pode ser menor, dada a discussão junto a Caixa e Banco do Brasil", informou o ministério.

Comentários dos leitores
Cassio XF (46) 23/12/2009 13h02
Cassio XF (46) 23/12/2009 13h02
Agora vem a demagogia em aumentar o salario minimo. Ou seja o governo injetartah mais bilhoes em dinheiro criado do nada na economia, pois terah q pagar seus milhares de funcionarios, assim, de um lado valoriza artificilamente a mao de obra e do outro inflaciona mais a economia que serah controlada mantendo os juros altissimos. Esse aumento do SM nada mais eh que um nivelamento c/ a inflacao, que o proprio governo cria. Tem-se que incentivar a producao e criacao em massa de empregos. Soh assim os salarios aumentaram em termos reais e naturalmente sem imposicao artificial do governo. A imposicao de um salario minimo eh pura politica. Por que entao ja nao impoe 1000 reais c/ minimo ? O mercado tem que ditar o valor do salario , eh para que ele valorize , tem qyue have aumento de producao e consume em massa e nao somete 5% aa. Alis esse PIB eh uma farsa. Ele incluiu em seu calculo em valores positivos os gastos do governo, ou seja quanto mais o governo gasta maor eh o PIB. Nao eh a toa que temos informacoes de PIB positivo , mas a economia domestica ( inadimplecia , contracao de dividas, sonegacao) estah aumentando.O dinherio estah saido do setor propdutivo e cidadao e estah caindo nas maos do Governo, Bancos e Multinacionais ( que tem acesso a creditos externos e exploram o cidadao cobrando nossos juros locais).
Ha uma enorme mascara em nossa realidade na qual a midia eh cumplice. Vamos acordar !
http://cxf-brasilsuperpotencia.blogspot.com/
sem opinião
avalie fechar
marcio B. (87) 23/12/2009 11h45
marcio B. (87) 23/12/2009 11h45
Cassio Tavares, O que Lula fez de bom, fez por ser uma obrigação da autoridade máxima do país, mesmo porque honestidade e comprometimento não são qualidades são obrigações morais, e defesa da soberania da nação, redistribuição de renda ( pagamos 50% do nosso dinheiro para o governo usar em benefício de todos), é uma obrigação inerente ao cargo, isso seria o mínimo do mínimo que um governante deveria fazer. Agora, tem-se que considerar que Lula e sua família (Lulinha) e os amigos próximos agora são todos MILIONÁRIOS, assumiram altos cargos em empresas públicas e aproveitaram bem o tempo de governo em benefício próprio. sem opinião
avalie fechar
Alziro Ribeiro da Silva (59) 23/12/2009 10h27
Alziro Ribeiro da Silva (59) 23/12/2009 10h27
BRASILEIRO PAGA MUITO IMPOSTOS, PAGA TANTO E MAIORIA DELES NÃO SABEM O PORQUÊ PAGAM, RETORNO? NADA, ESTRADAS SAUDE EDUCAÇAO RUIS, BURACRACIAS E SERVIDORES INCONTENTENTES. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2509)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca