Publicidade

Dinheiro
28/05/2009 - 12h48

Mantega reduz previsão de crescimento da economia para 2010

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

O governo já admite que o crescimento da economia em 2010 deve ficar abaixo da previsão feita no Orçamento para o próximo ano. Em audiência pública no Senado, o ministro Guido Mantega (Fazenda) falou em uma expansão entre 3% e 4%, abaixo dos 4,5% previstos no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias.

"Calculo algo entre 3% a 4% para o crescimento do Brasil em 2010", afirmou Mantega.

10 questões para entender o tremor na economia
Entenda como a crise financeira global afeta o Brasil

No começo do mês, o governo revisou também, pela terceira vez, o crescimento para a economia em 2009. A previsão original, de 3,5%, já havia sido cortada para 2% em março e caiu agora para 1%. Na previsão do mercado financeiro, haverá uma queda de cerca de 0,50%.

O ministro reafirmou nesta quinta-feira que o Brasil vai registrar no primeiro trimestre de 2009 o segundo período seguido de desaceleração da economia. Esse comportamento é considerado pelos economistas como uma "recessão técnica".

Ontem, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) --instituição da qual Mantega é professor-- divulgou um estudo apontando que o Brasil está em recessão desde o último trimestre de 2008. O recuo acumulado na economia desde então é de 3,6%.

O dado negativo vem depois do mais longo período de expansão no Brasil, com 21 trimestres seguidos de crescimento --entre o terceiro trimestre de 2003 e o terceiro trimestre de 2008. Neste intervalo, o país registrou avanço de quase 30%.

Ao comentar hoje o estudo, durante audiência pública no Senado, o ministro disse que esse período de desaceleração já está superado.

"No primeiro trimestre deste ano deveremos ter crescimento negativo, não sabemos de quanto, mas sabemos que houve. Esse conceito de recessão técnica pode ser utilizado ou não. Não vou criticar a instituição da qual eu sou professor", disse Mantega.

"Isso não diz nada do que está acontecendo na economia agora. No retrovisor, de fato, nós tivemos esse período de baixo nível de atividade."

O dado do PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre de 2009 será conhecido na segundo semana de junho.

Comentários dos leitores
Olmir Antonio de Oliveira (79) 05/12/2009 10h10
Olmir Antonio de Oliveira (79) 05/12/2009 10h10
A respeito de agências de classificação de riscos, a coisa esta como sempre foi, quando for para melhor é sempre, invariavelmente assim demorado, mas se for para pior é sempre no mesmo dia ou quanto muito no dia seguinte, moral estamos sempre refém, escravos, subordinados aos "grandes" aos donos so "sistema", eternos colonizados. O País tem potenciais claros, campos amplos para se desenvolver, inovar, criar conceitos, dar oportunidades ao trabalhador e aos empeendedores. Exemplifico, temos uma industria alcool quimica engatinhando (o mesmo poderia se fazer com a produção de oleos de palmeiras, da soja, do milho, de outros agricolas.....), para industrias quimicas de primeira geração ou segunda geração, o leque de produtos possiveis é amplos, plásticos, tecidos, quimicos diversos..... sem opinião
avalie fechar
sergio barbosa (227) 04/12/2009 22h36
sergio barbosa (227) 04/12/2009 22h36
Mentira mentira
Tá GRAFADO nos registros do MINISTÉRIO DA SAÚDE:
""" O Minstro da Saúde, JAMAIL HADAD, no exercício de suas atribuíções FAZ PUBLICAR A REGUÇLAMENTAÇÃO, concernentes a FABRICAÇÃO, DISTRITUILÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS medicamentos ALTERNATIVOS, sem nome fantasia, denominados GENÉRICOS.....""
LEMBRANDO:
Esse ""cara"" o PAI DOS GENÉRICOS, médico, formado pela UNIVERSIDADE DO BRASIL, ATUAL UFRJ, do PARTIDO PSB
NO governo ITAMAR, FOI QUEM FEZ A COISA
Hoje tem plagiador DESCARADO MENTINDO NA TV,
em programa enganação......
É, conseguem ludibriar a 10%.........
sem opinião
avalie fechar
JOSE MOTTA (65) 03/12/2009 17h31
JOSE MOTTA (65) 03/12/2009 17h31
O INSTITUTO RIO BRANCO ABRIU 108 VAGAS. PROVA DIFICILIMA. HÁ NECESSIDADE DE UM PREPARO FENOMENAL PARA CONSUGUIR UMA VAGA, E APÓS COMEÇAR O ESTUDO PARA DIPLOMATA. ENTRA QUEM É BOM. AQUI VAI UMA SUGESTÃO PARA O GEVERNO LULA E DO RIO. QUE TAL RESERVAR PARTES DESSAS VAGAS PARA POLITICOS DO PMDB E PT. QUE TAL RESERVAR DE VAGAS PARA AQUELA OU ESSA CLASSE? sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2433)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca