Dinheiro
02/06/2009 - 07h22

Desemprego na zona do euro é o maior em 10 anos

Publicidade

da Folha Online

A taxa de desemprego registrada em abril na zona do euro --grupo de países da UE (União Europeia) que adota o euro como moeda única, integrada por 16 países-- ficou em 9,2%, um nível recorde desde setembro de 1999, informou o Eurostat (órgão estatístico da UE).

O número de desempregados nos 16 países da zona do euro chegou a 14,5 milhões de pessoas. Em março, o índice registrado foi de 8,9%.

Leia a cobertura completa da crise nos EUA
Entenda a evolução da crise que atinge a economia dos EUA
Entenda como a crise financeira global afeta o Brasil

O dado veio maior do que o esperado pelos analistas. Economistas ouvidos pela Thomson Reuters apostavam em uma taxa de 9,1%.

Nos 27 países da União Europeia, a taxa de desemprego em abril chegou 8,6%, uma alta de 0,2% em relação ao mês anterior. O volume de desempregados da região é de 20,8 milhões.

Entre os países, o que tem o índice de desemprego mais alto é a Espanha, com 18,1%.

As previsões da Comissão Europeia --braço executivo da UE-- é que a zona do euro feche o ano com taxa de desemprego de 9,9%, e subindo para 11,5% em 2010. Em 2008, a taxa foi de 7,5%.

Comentários dos leitores
celso assis (76) 01/12/2009 12h32
celso assis (76) 01/12/2009 12h32
Seria talvez interessante saber não só a porecntagem em relação ao PIB, mas tambem qual a porcentagem em relação PIB dos empréstimos que foi para o consumo e qual a que foi para a produção (excuindo-se aqui dados do BNDES).
A renda per capita da população seria importante no estudo da dívida?
sem opinião
avalie fechar
Edson Aquino (139) 01/12/2009 09h29
Edson Aquino (139) 01/12/2009 09h29
Sr. Nascimento, também inclua na sua lista Tucanos e Democratas, ambos envolvidos no mesmo esquema de propinas e corrupção... aí sim, o time fica completo... 1 opinião
avalie fechar
joão nascimento (229) 30/11/2009 20h50
joão nascimento (229) 30/11/2009 20h50
lula ja que voce e o rei da cocada preta pois o brasil nos eixo lucrativo da economia com sua equipe de petista,mande uma equipe a altura para a venezuela por sua contas em ordem com um pouco do dinheiro do pre sal junto com o pac o bolsa familia e mais delubio,joão paulo cunha ,tarso genro,ze dirceu e waldomiro diniz,duda mendonça pra arrumar a imagem do hugo perante a população e a america latina,marcos valerio para assumir os bancos tomados na mão grande e a cara dele o palocci como o el ministro,genoino se o sr. quiser ir vai tambem depois das eleições de 2010 9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4384)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca