Dinheiro
26/06/2009 - 08h57

BC reduz projeção de crescimento da economia em 2009 para 0,8%

Publicidade

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online, em Brasília

Atualizado às 09h12.

O Banco Central revisou a projeção de crescimento da economia em 2009 de 1,2% para 0,8%. A nova previsão faz parte do Relatório de Inflação do segundo trimestre, divulgado nesta sexta-feira.

O número está um pouco abaixo da estimativa do Ministério da Fazenda, que em março reduziu a previsão de crescimento da economia de 2% para 1%.

Também está próximo da estimativa divulgada ontem pela agência de classificação de risco Moody's, de um crescimento de 0,9% neste ano.

Já a CNI revisou ontem sua projeção no ano para uma queda de 0,40%. Na pesquisa Focus, realizada pelo BC com o mercado financeiro, a expectativa ainda é de uma queda do PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas no país), de 0,57%.

De acordo com o BC, a redução na previsão de crescimento reflete uma expectativa de impactos maiores da crise econômica na indústria. A instituição estima uma queda de 2,2% no PIB do setor. A previsão anterior era de um aumento de 0,1%.

Setores

O BC também revisou as projeções para outros setores: agropecuária (de -0,1% para -0,8%); construção civil (+2,7% para -0,5%); e serviços (de +1,7% para +2,1%).

Em relação à demanda, o BC reduziu a previsão dos investimentos em 2009 de um crescimento de 0,7% para uma queda de 5,1%.

"A revisão nesse componente, o mais sensível a variações nas expectativas e no produto, esteve associada, em grande parte, ao recuo interanual de 14% observado no primeiro trimestre do ano e às perspectivas limitadas de recuperação dos investimentos", diz o BC no relatório.

A estimativa relativa ao consumo das famílias passou de um crescimento de 1,6% para 1,5%. Para o consumo do governo, aumentou de 2,4% para 2,8%.

A projeção para o recuo das importações aumentou de 6,4% para 7,8%. Para o aumento das exportações, caiu de 6,6% para 5,7%.

Inflação

O BC também divulgou as novas estimativas para a inflação em 2009 e 2010, todas abaixo da meta de 4,5% para esses dois anos.

São duas previsões. A primeira considera os níveis atuais da taxa básica de juros e de câmbio. Nesse cenário, a previsão para 2009 subiu de 4% para 4,1%, e a estimativa de 2010 caiu de 4% para 3,9%.

A segunda, com base nas expectativas de juros e câmbio feitas pelo mercado financeiro, mostra uma inflação de 4,2% nos dois anos.

Comentários dos leitores
celso assis (75) 30/11/2009 19h00
celso assis (75) 30/11/2009 19h00
Como este pessoal gosta de aparecer. Mudar 0,1% ou menos em um indice anual para mim é nada. Só chutes e mais chutes, e creio que nos cursos respectivos em que se graduaram, deveria existir uma matéria relacionada a Bola de Cristal, ou de como chutar com os dois pés.
Quantos ou pelo menos qual deles foi capaz de prever a crise causada por dinheiro virtual no mercado? Será que reconhecem que estão se formando bolhas especulativas em vários Paises em desenvolvimento inclusive aqui?
sem opinião
avalie fechar
O Apedeuta (50) 30/11/2009 18h07
O Apedeuta (50) 30/11/2009 18h07
Henrique,
Pensamos de forma diferente, mas respeito sua opinião.
Qualquer um pode ver que os dois lados estão fazendo campanha. O lado Serra e Aécio está fazendo menos campanha, só.
O maior problema do lado Dilma, é que ela está fazendo isso no horário de trabalho.
Se eu ficar na internet no horário de trabalho meu patrão me demite, porque não podemos demiti-la então já que tem usado os recursos público e o tempo que estamos pagando a ela (mais um monte de coisas como avião, carros, etc.) e nós somos os patrões?
Infelizmente isso é o que Dilma tem feito.
Serra não está inaugurando qualquer "pré-obra" por aí.
Não pega um avião e vai até o maranhão para colocar "pré-pedra-fundamental" de beco sem saída ou coisa semelhante como ela tem feito.
Mas se ele está fazendo campanha com o dinheiro público, como Dilma notadamente está, devemos demiti-lo também.
Vou te dizer, admiro muito o Lula por ele ter vindo de onde veio e chegado onde chegou, já a Dilma não. O PT também não, acho o PT um amontoado de arrogantes que se acham donos da verdade. Voto em PSOL, em PV, PDT, e até PSDB dependendo do candidato e já votei em PT, votei até na arrogante da Marta, mas não voto mais.
Meu voto é muito importante para jogar nesse buraco.
E tem muita gente pensa como eu, não é porque Lula impõe goela abaixo sua candidata que precisamos achar ótima. ela não é. está longe de ser boa.
Cada um de nós precisa ter pensamentos próprios, não ser encabrestado e votar naquele que alguém diz para votarmos.
sem opinião
avalie fechar
O Apedeuta (50) 30/11/2009 17h46
O Apedeuta (50) 30/11/2009 17h46
Henrique Silva,
Vou repetir um pedaço de uma mensagem minha colocada neste Fórum há algum tempo:
Em 2002 - ano final do governo FHC o Brasil era o 63° no ranking do IDH. Hoje, 7 anos depois, é o 75°...
O que significa que além de mania de vira-lata nós gostamos de nos enganar com falácias? Afinal o número absoluto pode ter melhorado, mas os outros países melhoraram mais do que nós, ou seja, ficamos para trás...É triste mas é verdade, vira-lata, Pastor Belga ou Llhasa Apso, esta verdade é irrefutável.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2414)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca