Termina hoje prazo para 700 mil trabalhadores sacarem abono salarial de 2007
da Folha Online, em Brasília
Termina hoje o prazo para cerca de 700 mil trabalhadores sacarem o abono de um salário-mínimo (R$ 465) referente ao ano de 2007.
Têm direito ao abono os trabalhadores cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, que tenham trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base do pagamento (2007) e que tenham recebido, em média, dois salários mínimos durante esse período.
Para sacar o benefício, o trabalhador deve procurar uma agência da Caixa. Para quem trabalhou no serviço público, o saque é feito no Banco do Brasil. É preciso apresentar um comprovante de inscrição no PIS/Pasep e a carteira de identidade ou o cartão do cidadão.
Até agora, 14,8 milhões de pessoas já receberam o benefício de 2007.
São Paulo
De acordo com o Ministério do Trabalho, na região Sudeste, mais de 192 mil trabalhadores ainda não efetuaram o saque. São 83 mil em São Paulo; 68 mil no Rio de Janeiro; 30 mil em Minas Gerais; e 9 mil no Espírito Santo.
No Nordeste, ainda há 56 mil benefícios disponíveis; no Centro-Oeste, 56 mil; no Sul, 44 mil; e no Norte, 38 mil.
O abono é pago com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). A lista dos trabalhadores é elaborada com base nas informações prestadas pelas empresas.
O pagamento do abono relativo ao ano de 2008 começa no próximo dia 11 de agosto e vai até junho de 2010. Serão beneficiados 16,5 milhões de trabalhadores.
Outras notícias sobre economia em Dinheiro
- Com crise, entidade prevê queda de fluxo de imigrantes para países ricos
- Produção industrial de São Paulo sobe 0,9% entre abril e maio, diz Fiesp
- Economia da Turquia cai 13,8% no 1º trimestre e país entra em recessão
Especial
- Leia a cobertura completa sobre a crise dos EUA
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
livraria

