Dinheiro
02/07/2009 - 09h31

Mercado de trabalho nos EUA piora em junho e fecha 467 mil vagas

Publicidade

da Folha Online

Atualizado às 11h13.

A economia dos Estados Unidos perdeu 467 mil postos de trabalho em junho, enquanto a taxa de desemprego chegou a 9,5%, mesma taxa vista em agosto de 1983, contra 9,4% em maio. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Departamento do Trabalho.

O dado de abril foi revisado e passou a mostrar uma perda de 519 mil empregos, contra a leitura anterior, de 504 mil. O dado de maio também foi revisado e passou a mostrar um corte menor de postos de trabalho, 322 mil, contra a leitura incial de 345 mil.

A taxa de desemprego nos EUA, assim, se aproxima dos dois dígitos; a última vez em que o país teve uma taxa assim foi em junho de 1983, quando estava em 10,1% --à época a economia americana também atravessava uma recessão.

Bebeto Matthews/AP
Fila de pessoas em busca de emprego, em Nova York; economia dos Estados Unidos perdeu 467 mil postos de trabalho em junho
Fila de pessoas em busca de emprego, em Nova York; economia dos Estados Unidos perdeu 467 mil postos de trabalho em junho

No setor manufatureiro foram eliminadas 136 mil vagas no mês passado; desde o início da recessão, o setor já perdeu 1,9 milhão de vagas. O setor de veículos e peças perdeu 27 mil postos de trabalho em junho e, desde dezembro de 2007 o setor já perdeu 335 mil vagas.

Na construção foram eliminadas 79 mil vagas no mês passado, e desde dezembro de 2007 1,3 milhão de vagas já foram fechadas. Na área de serviços financeiros foram fechadas 27 mil vagas em junho, enquanto desde de dezembro de 2007 o setor já fechou 489 mil vagas.

Segundo o departamento, o número de pessoas desempregadas no país, 14,7 milhões, ficou quase inalterado no mês passado, na comparação com o mês imediatamente anterior. Desde o início da recessão, em dezembro de 2007, o número de desempregados nos EUA aumentou em 7,2 milhões de pessoas e a taxa de desemprego cresceu 4,6 pontos percentuais.

Em média, a economia americana perdeu 436 mil empregos por mês entre abril e junho, contra uma média de 670 mil por mês entre novembro e março, segundo o comunicado do departamento.

Os dados sobre o mercado de trabalho americano referentes a julho devem ser divulgados no dia 7 de agosto.

Pesquisas

Pesquisas divulgadas ontem mostravam um cenário menos negativo para o mercado de trabalho americano. A consultoria de recursos humanos ADP Employer Services divulgou hoje uma pesquisa em que mostra que o setor privado da economia americana cortou 473 mil empregos em junho, menos que em maio (485 mil).

Já a consultoria Challenger Gray & Christmas informou que os anúncios de cortes de empregos nos EUA em março caíram 9%, para 74.393 postos de trabalho, contra 81.755 em junho de 2008. "Parece que muitos empregadores chegaram ao números de funcionários que precisam para conseguirem atravessar a recessão", disse o executivo-chefe da consultoria, John Challenger.

Comentários dos leitores
Cassio Tavares (532) 07/11/2009 22h14
Cassio Tavares (532) 07/11/2009 22h14
Marcos Hundsdofer, me desculpe se escrevi seu nome errado por ser um nome não muito comum a nós brasileiros. Mas o assunto é outro. Voce diz que a educação é fundamental para o desenvolvimento do país, qualquer que ele seja. Concordo plenamente. Acontece que o Brasil foi governado por 8 anos por um senhor que disse assim : ESQUEÇAM DE TUDO QUE ESCREVI. E aí. Um cidadão que fez curso superior, sabe falar, ingles, frances, polones, noruegues, chines, japones, paquistanes, mas não sabe portugues. É que ele fez uma confusão tão grande que no fim não sabia nem portugues. Como podemos ter uma educação de qualidade se o mais alto mandatário diz que é para botar fogo em tudo que escreveu e que vai um dia ( que Deus o tenha, apezar de ateu ) morre de uma doença rara : dor de cotovelo ou a conhecida, inveja.
E como tratar bem os aposentados se ele disse assim :
ESSES APOSENTADOS SÃO TODOS UNS VAGABUNDOS. Não tentem consertar o que ele disse porque senão a emenda vai ficar pior que o soneto.
sem opinião
avalie fechar
Cassio Tavares (532) 07/11/2009 20h03
Cassio Tavares (532) 07/11/2009 20h03
Antonio Gonçalves, obrigado seus elogios até porque aqui eu só divulgo dados e verdades irrefutáveis tomando por base aqueles já publicados pelo próprio governo anterior. Verdades são verdades e continuaram sendo verdades quer queiram ou não os que aqui me criticam. Para mim não faz a menor diferença. Se quizerem botar aí 100 vezes uma 1 estrelinha para mim, não estou nem aí. Eu admiro muito o Presidente Lula e tenho motivos de sobra para isso, até porque não votei nele nas eleições de 2.002 mas com muito orgulho coloquei meu no atual presidente em 2.006. pena que ele não pode se candidatar novamente em 2.010 até porque ele é um democrata que disse por várias vezes que para ele não existia essa hipótese, ao contrário do tão badalado presidente da Colombia Alvaro Uribe, que " arrancou " um 3° mandato no congresso daquele país, que só ele, e os " mui democratas " de lá sabem como. O curioso é que a Colombia é o maior produtor e exportador de cocaina do mundo. Será que há alguma ligação entre esses 2 fatos ? 2 opiniões
avalie fechar
celso assis (60) 07/11/2009 15h32
celso assis (60) 07/11/2009 15h32
COMO EU JÁ ESCREVI, ERROS AO DIGITAR É UMA COISA, AGORA ESCREVER TOTALMENTE ERRADO É INADIMISSIVEL.
VOLTEM PARA O CURSO BÁSICO SRS, ANTES DE TENTAREM CRITICAREM OU ELOGIAREM ALGUEM, E TB TENTEM FICAR CALMINHOS, POIS VCS SABEM QUE SUAS BOQUINHAS ESTÃO PARA TERMINAR
2 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4259)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca