Comércio deve fazer parte de recuperação econômica global, diz ONU
da France Presse, em Genebra
da Folha Online
O comércio mundial deve fazer parte da recuperação econômica, para enfrentar a crise econômica global em curso, disse nesta segunda-feira o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon.
"O comércio pode e deve fazer parte de nossos esforços para estimular uma recuperação econômica", afirmou o secretário no início de uma conferência de dois dias em Genebra convocada pela OMC (Organização Mundial do Comércio).
"A ajuda para o comércio é um componente crucial para melhorar a competitividade dos exportadores e os produtores nos países em desenvolvimento", afirmou.
Ele advertiu, no entanto, que a ausência de barreiras ao comércio não é suficiente e destacou ainda a importância da concorrência, da formação e das infraestruturas nas negociações comerciais.
No mês passado, o economista-chefe do Banco Mundial, Justin Lin, disse que o comércio mundial pode sofrer uma contração de mais de 6% neste ano, mas pode voltar a apresentar desempenho positivo em 2010. "A contração do comércio global pode passar dos 6% que havíamos previsto anteriormente", disse.
Em março, o diretor-geral da organização, Pascal Lamy (que foi renomeado para o cargo no último dia 30), estimou que o comércio mundial deverá recuar 9% em 2009 sob o efeito da recessão, a maior queda desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Bancos
O diretor geral FMI (do Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn, disse hoje, também em Genebra, que a limpeza dos ativos "podres" (títulos de alto risco de calote) dos balanços bancários não está completamente encerrada e condicionará o fim da crise econômica.
"Ainda é preciso realizar muitas tarefas, principalmente a limpeza dos balanços bancários", destacou Strauss-Kahn em uma reunião em Genebra (Suíça) na sede da OMC (Organização Mundial do Comércio). "Muitas coisas foram alcançadas, mas falta muito por fazer."
Leia mais notícias sobre o FMI
- Desemprego continuará a crescer apesar de sinais de recuperação, diz FMI
- FMI pede estratégias confiáveis para economia global sair da crise
- Lula critica ausência de emergentes no FMI e Banco Mundial
Especial
- Leia mais sobre o FMI
- Leia a cobertura completa sobre a Crise nos EUA
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria



Fizestes uma bela autocrítica e demonstratester um nivel de cognição igual ou inferior ao do Luia.
avalie fechar
Recentemente ao comentar as imagnes do MENSALÃO DO DEM veiculada pela televisão o comunicólogo, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a imagem não significava nada. Acredito que esse conceito tenha sido o mesmo juizo devalor feito pelo iluistre mandatário quando dos episódios do MENSLÃO PETISTA, no qual alguns dos seus companheiros foram pilhados com dinheiro na cueca e uma mala cheia de dinheiro para comprar um suposto dosseê.
Simbolo máximo do COITADISMO o presidente da república, ao ser criticado ou ler as críticas feita ao seu governo ele revela o seu lado Fidel Castro, Enver Hodja, Mahmud Armadnedjá.
Isso é culpa daqules que puseram o Lula lá para avalisar todas as maracutaias feita pelos membros do seu partido e os demais que compõem a sua base parlamentar. Juntos eles tem um projeto falimentar para o país.
O AZEDUME que ele tanato reclama da imprensa é a verdadde sobre o seu governo, estampada nas críticas pertinentes dentro do processo democrático.
avalie fechar
Cezar Augusto Silva de Araujo (318) 08/12/2009 10h06
Recentemente ao comentar as imagnes do MENSALÃO DO DEM
----------------------------------------------------------
Esse pessoal não tem vergonha na cara mesmo! Os políticos da oposição são pegos em flagrante NO VÍDEO, e o que é que eles faze ??? Criticam o Lula...ora vão se catar, chega de mau-caratismo...
avalie fechar