Crédito ao consumidor cresce no país, mas ainda está abaixo de 2008
da Folha Online
O Índice SCPC Nacional de Crédito ao Consumidor, baseado nas consultas aos 2.200 SCPCs/SPCs municipais de todo o Brasil, apresentou variação positiva de 0,5% em junho em relação a maio, registrando aumento pelo segundo mês consecutivo (de abril para maio houve alta de 4,5%), indicando que o crédito ao consumidor vem se normalizando no país.
Em relação a igual período de 2008, no entanto, houve queda de 18,7%. Os dados foram divulgados hoje pela primeira vez pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo).
No semestre, houve redução de 16% no movimento de consultas no país, "demonstrando o forte impacto da crise sobre o crédito doméstico, embora já se observe melhora nos últimos meses", segundo a ACSP.
Ainda de acordo com a pesquisa, o movimento de procura ao crédito não foi uniforme: a região Nordeste registrou crescimento de 3,5%, enquanto o Centro-oeste apresentou queda de 1,4% em junho sobre maio. No Norte houve aumento de 0,9% nas consultas; no Sudeste, de 0,3% e de 0,2% no Sul.
"A tendência observada nos últimos meses permite esperar melhor desempenho do varejo e dos financiamentos no segundo semestre, acompanhando os demais indicadores de melhoria da economia", afirmou Marcel Solimeo, economista-chefe da instituição e coordenador nacional do novo indicador.
O propósito do novo indicador, segundo o economista-chefe da instituição, é aferir como o brasileiro está se comportando diante do crédito. "Há dois anos estamos acompanhando essa movimentação e conseguimos criar uma série histórica dentro do estudo", explica.
Leia mais notícias sobre inadimplência
- Notificações de despejo nos EUA crescem 15% no primeiro semestre
- Consumidor quita dívidas e inadimplência no comércio cai em junho
- Intenção de compra do consumidor sobe no 3º tri, mas gasto vai ser menor
Outras notícias sobre economia em Dinheiro
- Crise provoca achatamento de salários no primeiro semestre de 2009
- Governo investiga digitação da palavra "vagabundo" em site do Trabalho
- Central de Guarulhos tem 1.920 vagas de até R$ 4.000
Especial
- Leia a cobertura completa sobre a Crise nos EUA
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria



avalie fechar
E para seu conhecimento não votei nele em 2.002 mas votei nele em 2.006, porque passei a analisar e admirar tudo o que ele fez pelo nosso pais nesse periodo. Agora voce vem me dizer que a Revista Veja está dizendo que tem gente que está recebendo dinheiro para falar bem do governo ? Mais um factóide criado por essa oposição sem discurso, sem rumo, sem voto e agora até sem candidato. Um presidente que tem 90% de aprovação do povo brasileiro, entre eles 73% dos profissionais liberais ( médicos, engenheiros, economistas, advogados e btantos outros ) não precisa de usar desse recurso para aumentar a sua popularidade. Um presidente que acaba de ser considerado o maior estadista do ano por um orgão respeitado da Inglaterra precisa de alguém sendo pago para defendê-lo ? E agora uma pergunta : e voce está aqui no forum sendo pago para querer denegrir a imagem de um presidente que conta com a provação de quase toda sociedade brasileira ? Pare de ser alienado cara !!! Vai curtir sua fossa...
avalie fechar
avalie fechar