Publicidade

Dinheiro
11/09/2009 - 10h38

Tarifa de telefonia fixa local terá reajuste de 0,98%

Publicidade

SOFIA FERNANDES
colaboração para a Folha Online, em Brasília

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) autorizou reajuste das tarifas das concessionárias de telefonia fixa local em 0,98%. A decisão foi tomada ontem à noite, em reunião do Conselho Diretor da agência.

Mantega descarta possibilidade de prorrogar desconto do IPI
Energia encarece custo de vida de classe média em agosto
Consumo das famílias puxa alta do PIB no 2º trimestre

O reajuste deverá chegar às contas de telefone na próxima semana, após divulgação no "Diário Oficial da União" e em jornais de grande circulação. O valor será aplicado na tarifa básica e no valor dos minutos de ligações fixas locais.

A nova tarifa leva em conta o IST (Índice de Serviços de Telecomunicações), que mede a inflação do ano no setor de telefonia, calculada a partir do último reajuste.

É considerado também o ganho de produtividade das empresas de telefonia fixa no período. Um indicador (Fator X) é calculado pela Anatel com base nos dados fornecidos pelas empresas, para ser descontado no reajuste. A ideia é compartilhar os ganhos das empresas com os clientes.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca