Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2003 - 17h27

Morre ex-presidente do BC argentino Roque Maccarone

da France Presse, em Buenos Aires

O ex-presidente do Banco Central da Argentina Roque Maccarone morreu na última quinta-feira, em Buenos Aires, aos 70 anos de idade. A notícia de sua morte foi divulgada apenas neste final de semana.

Maccarone foi presidente do BC argentino durante o período turbulento que resultou na revolta popular e na queda do governo do presidente Fernando de la Rúa, ao final de 2001.

Maccarone, que esteve ligado à atividade financeira durante 42 anos, alcançou notoriedade quando, após tomar em 1968 as rédeas de uma pequena entidade adquirida pelo Grupo Pérez Companc, em 20 anos transformou-a no maior banco privado da Argentina: o Banco Río.

Em 1993, o então ministro da Economia, Domingo Cavallo, incorporou Maccarone à condução do Ministério. Em 1996, ele foi eleito presidente do Banco de la Nación, a maior entidade estatal argentina, a cuja privatização se opôs.

Em abril de 2001, foi convocado por Cavallo para a presidência do Banco Central, de onde orquestrou as restrições aos depósitos bancários, popularmente conhecidas como "corralito" e "corralón", com as quais De la Rúa e Cavallo tentaram conter a crise econômica que atingia o país.

A causa da morte não foi revelada.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página