Governo pode zerar imposto de importação do aço, diz Mantega
TATIANA RESENDE
da Folha Online
O governo pode zerar a alíquota do Imposto de Importação do aço para "fomentar a concorrência" e não permitir que o valor do produto suba no mercado nacional, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
"Poderemos reduzir de novo a alíquota de importação de aço para aqueles setores que pretendem aumentar [os preços]. Eu desaconselho isso porque não há justificativa. As empresas ainda estão com capacidade ociosa", afirmou em entrevista coletiva nesta segunda-feira na FGV (Fundação Getúlio Vargas) após palestra no 6º Fórum de Economia.
Produção mundial de aço cai 5,5% em agosto, diz associação
Uma das indústrias que seriam afetadas por esse aumento é a automobilística, que recuperou as vendas com a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) desde dezembro do ano passado.
Mantega reiterou que a evolução da alíquota desse tributo manterá o cronograma já divulgado, com subida a partir de outubro, até voltar ao percentual original em janeiro.
Leia mais sobre imposto de importação
- Governo passa a cobrar tarifa de importação de aço de até 14%
- Governo reduz Imposto de Importação de 114 produtos
- Arrecadação cai pelo décimo mês seguido com recuo de 7,49% em agosto
Leia mais notícias de economia
- Principais índices dos EUA sobem menos que o previsto em agosto
- Receita abre concurso para 450 vagas de auditor-fiscal
- Peugeot e Citroën anunciam recall de 206, 207 e C3
Especial



O inflacao , sobe...e nao sobe ainda mais devido aos juros altissimos que cobram para cointrola-la artificilamente. Ou seja , vc nao paga de um jeito , mas paga de outro. A inflacao sobe devido aos gastos imensos do gov. q imprime dinheiro do nada para pagar suas contas e jorra o mercado c/ novas moedas, desvalorizando-a frente ao mercado interno. Nao sao os precos q aumenta, eh O Real que desvaloriza, a sua moeda.
Acordem. temos que diminuir o tamanho desse governo e incentivar a producao e manter mais capital na mao do povo e nao do governo.
avalie fechar
avalie fechar
Veja nossa saúde, nossa segurança, nossa educação, nossa cultura, não temos nada se não for privado.
avalie fechar