Taxa de desemprego cai para 14,6% em agosto, diz Seade/Dieese
TATIANA RESENDE
da Folha Online
Atualizado às 10h57.
A taxa de desemprego caiu para 14,6% no mês passado, após registrar 15% em julho, aponta pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), em parceria com a Fundação Seade, divulgada nesta quarta-feira.
Veja a página de empregos da Folha Online
O comportamento é considerado típico para o período, pelas duas entidades.
"A sazonalidade aponta nesta direção. Em um ano atípico como esse, está confirmado o que é típico [queda no desemprego], o que mostra o mercado de trabalho resistente à crise", afirmou Sérgio Mendonça, supervisor da pesquisa no Dieese.
A taxa de agosto deste ano é semelhante à do mesmo mês do ano passado (14,5%), mas ainda assim representa 37 mil desempregados a mais neste comparativo.
O contingente de desempregados nas seis regiões analisadas (Belo Horizonte, Distrito Federal, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo) foi estimado em 2,932 milhões de pessoas no mês passado, 79 mil a menos do que em julho. Esse número é resultante da criação de 125 mil vagas e da entrada de 46 mil pessoas na força de trabalho.
Apenas a região metropolitana de Recife teve aumento no índice, passando de 18,9% para 19,5%.
O nível de ocupação no país cresceu 0,7%, depois de permanecer estável no mês anterior. O total de ocupados nesses locais foi estimado em 17,145 milhões de pessoas para uma PEA de 20,077 milhões.
Somente em São Paulo, o contingente de desempregados chegou a 1,501 milhão de pessoas, 61 mil a menos do que em julho. Nessa região metropolitana, a taxa passou de 14,8% para 14,2%.
Setorialmente, o resultado refletiu o aumento na ocupação em serviços, no qual foram criados 94 mil postos de trabalho. Já na indústria houve eliminação de 23 mil ocupações. A redução de 1,25% puxou o índice nacional para baixo, que cresceu apenas 0,5%, apesar de ter tido aumento em todas as outras regiões pesquisadas.
"Os segmentos voltados para exportação foram os que mais contribuíram para essa queda", afirmou Alexandre Loloian, coordenador técnico da equipe de análises da Fundação Seade.
- Em Belo Horizonte, a taxa de desemprego foi de 11% para 10,9%.
- Em Porto Alegre, teve queda de 12% para 11,6%.
- No Distrito Federal, foi de 15,9% para 15,5%.
- Em Salvador, passou de 20,9% para 20%.
Setores
Na divisão por setores de atividade, o nível de ocupação cresceu em serviços (91 mil), na construção civil (32 mil) e na indústria (12 mil). Em termos percentuais, o maior crescimento foi registrado na construção civil (3,1%). No comércio e no agregado "outros setores", houve a perda de 5 mil vagas em cada um.
Em julho, o rendimento médio real dos ocupados no país cresceu 0,8%, equivalendo a R$ 1.215. Já o dos assalariados subiu 0,5%, para R$ 1.295.
Mais notícias sobre desemprego
- BC prevê a menor taxa de desemprego da série histórica em dezembro
- Emprego com carteira é recorde para mês de agosto, diz IBGE
- Emprego na indústria tem forte recuperação em agosto
Outras notícias sobre economia em Dinheiro
- Economia dos EUA cai 0,7% no segundo trimestre
- Mudanças para enquadrar empresas de cartões dividem equipe econômica
- Mudanças para enquadrar empresas de cartões dividem equipe econômica
Especial
- Cobertura completa da crise econômica
- Leia mais sobre sobre desemprego
- O melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria


Quantos ou pelo menos qual deles foi capaz de prever a crise causada por dinheiro virtual no mercado? Será que reconhecem que estão se formando bolhas especulativas em vários Paises em desenvolvimento inclusive aqui?
avalie fechar
Pensamos de forma diferente, mas respeito sua opinião.
Qualquer um pode ver que os dois lados estão fazendo campanha. O lado Serra e Aécio está fazendo menos campanha, só.
O maior problema do lado Dilma, é que ela está fazendo isso no horário de trabalho.
Se eu ficar na internet no horário de trabalho meu patrão me demite, porque não podemos demiti-la então já que tem usado os recursos público e o tempo que estamos pagando a ela (mais um monte de coisas como avião, carros, etc.) e nós somos os patrões?
Infelizmente isso é o que Dilma tem feito.
Serra não está inaugurando qualquer "pré-obra" por aí.
Não pega um avião e vai até o maranhão para colocar "pré-pedra-fundamental" de beco sem saída ou coisa semelhante como ela tem feito.
Mas se ele está fazendo campanha com o dinheiro público, como Dilma notadamente está, devemos demiti-lo também.
Vou te dizer, admiro muito o Lula por ele ter vindo de onde veio e chegado onde chegou, já a Dilma não. O PT também não, acho o PT um amontoado de arrogantes que se acham donos da verdade. Voto em PSOL, em PV, PDT, e até PSDB dependendo do candidato e já votei em PT, votei até na arrogante da Marta, mas não voto mais.
Meu voto é muito importante para jogar nesse buraco.
E tem muita gente pensa como eu, não é porque Lula impõe goela abaixo sua candidata que precisamos achar ótima. ela não é. está longe de ser boa.
Cada um de nós precisa ter pensamentos próprios, não ser encabrestado e votar naquele que alguém diz para votarmos.
avalie fechar
Vou repetir um pedaço de uma mensagem minha colocada neste Fórum há algum tempo:
Em 2002 - ano final do governo FHC o Brasil era o 63° no ranking do IDH. Hoje, 7 anos depois, é o 75°...
O que significa que além de mania de vira-lata nós gostamos de nos enganar com falácias? Afinal o número absoluto pode ter melhorado, mas os outros países melhoraram mais do que nós, ou seja, ficamos para trás...É triste mas é verdade, vira-lata, Pastor Belga ou Llhasa Apso, esta verdade é irrefutável.
avalie fechar