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19/02/2003 - 14h32

Nevasca provoca queda de 0,1% nas vendas das lojas dos EUA

da France Presse, em Washington

A tempestade de neve prejudicou as vendas das redes de lojas nos Estados Unidos na semana que terminou em 15 de fevereiro, contrastando com a onda de compras de material de sobrevivência devido a temores de atentados, segundo uma pesquisa feita pelos bancos Bank of Tokyo-Mitsubishi e UBS Warburg publicada nesta quarta-feira.

As vendas caíram 0,1% na semana passada, depois de permanecerem estáveis na semana anterior. Em relação à mesma semana de 2002, as vendas caíram 1,5%.

''As vendas em geral foram boas até o dia de São Valentim [dia dos namorados], na sexta-feira, mas ruins no sábado devido à tempestade de neve que afetou o nordeste do país'', informou o relatório.

A tempestade, que começou no domingo na região de Washington e na segunda-feira nas proximidades de Nova York, poderia provocar uma queda de 0,5 ponto percentual nas vendas de fevereiro, segundo o relatório. Várias lojas tiveram de fechar suas portas, quando na segunda-feira se comemorava um feriado que tradicionalmente os comerciantes aproveitam para organizar as liquidações de inverno.

Além disso, os supermercados registraram na semana passada um melhor resultado que as lojas, já que houve ''fortes vendas de fita adesiva, de lanternas e kits de primeiros socorros, que os consumidores compraram por precaução, ante o temor de um novo atentado terrorista'', assegurou o relatório.

As autoridades decidiram, no dia 7 de fevereiro, aumentar o nível de alerta terrorista e convidaram a população a montar um ''kit de sobrevivência'', com telefone celular, fita adesiva, rádio, pilhas, lanternas de bolso, estojo e manual de primeiros socorros.
 

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