Publicidade

Dinheiro
13/10/2009 - 20h45

Sindicato anuncia acordo com Magna para salvar fábricas no Reino Unido

Publicidade

da Efe, em Londres

O sindicato britânico Unite afirma que chegou a um acordo com o grupo austríaco canadense Magna, que planeja adquirir a Vauxhall e a Opel do americano General Motors, para salvar as unidades dessa marca de automóveis no Reino Unido, informou hoje a BBC.

Segundo a rede pública, a Unite teria obtido o compromisso do consórcio para manter em operação as fábricas inglesas de Luton e Ellesmere Port sem o temido corte em massa de empregos.

De acordo com o suposto acordo, que não foi confirmado pela Magna, só haveria 600 demissões voluntárias --em vez dos 1,2 mil que especulava, de um quadro britânico de 5,5 mil--, enquanto os empregados que ficassem aceitariam um congelamento do salário por dois anos, entre outras medidas de redução de despesas.

O pacto "oferece às duas unidades segurança e um futuro até 2013, o que dá uma boa base para um bom futuro a mais longo prazo", disse o secretário-geral da Unite, Tony Woodley, em declarações à BBC.

A Vauxhall afirmou, em comunicado, que o acordo era "uma boa notícia para as operações no Reino Unido" e é o resultado de "um tremendo esforço de equipe dos dirigentes da Unite e da equipe de direção da Vauxhall".

Após o anúncio da Unite, o ministro de Negócios britânico, Peter Mandelson, disse que o pacto "é um acordo muito melhor que o que foi oferecido em primeiro lugar", mas especificou que ainda "há caminho a andar" para definir seu financiamento.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca