Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/03/2003 - 17h10

Três peronistas lideram corrida eleitoral na Argentina

da France Presse, em Buenos Aires

Os três pré-candidatos peronistas, Néstor Kirchner, Adolfo Rodríguez Saá e Carlos Menem, lideram a preferência do eleitorado argentino para as eleições presidenciais de abril,e embora nenhum supere a marca dos 20% de votos, mostrou uma pesquisa publicada hoje pelo jornal "La Nación".

Kirchner, herdeiro político do presidente Eduardo Duhalde, aparece em primeiro ligar com 19,5% das preferências, seguido por Rodríguez Saá, que ocupou a presidência por uma semana no fim de 2001 e tem hoje 17,3% do eleitorado.

Em terceiro vem o ex-presidente Menem, com 15,6% das preferências segundo pesquisa da consultoria Ipsos-Mora y Araujo encomendada pelo jornal.

Pela primeira vez na história, o Partido Justicialista - ou peronista - apresenta três candidatos, um reflexo de uma série de disputas internas alimentadas pela rivalidade entre Duhalde e Menem.

A deputada social-cristã Elisa Carrió, que em dezembro liderava as pesquisas, caiu para quarto lugar e aparece com 15,3% das preferências, seguida pelo centrodireitista Ricardo López Murphy, que tem 10,3%.

Segundo a consultoria que fez a pesquisa, as diferenças entre os principais candidatos, em muitos casos, é irrelevante, sendo que todos os cinco principais candidatos têm chances de chegar a um "altamente provável" segundo turno, a ser disputado em 18 de maio.

A pesquisa, para a qual foram entrevistadas 1.200 eleitores em Buenos Aires e outras nove cidades entre os dias 21 e 25 de fevereiro, tem margem de erro de 2,8%.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página