Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/10/2009 - 18h03

Principal critério do Top of Mind é a relevância jornalística, diz diretor do Datafolha

Publicidade

da Folha Online

O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, participou nesta quinta-feira (29) de bate-papo sobre as marcas mais lembradas na pesquisa do Top of Mind, que foi divulgado hoje em revista encartada na Folha.

18.set.08/Folha Imagem
Mauro Paulino, diretor do Datafolha, participa de bate-papo nesta quinta
Mauro Paulino, diretor do Datafolha, participa de bate-papo nesta quinta

Participaram do bate-papo 343 internautas. Veja a agenda de bate-papo do UOL .

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*

Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com Mauro Paulino sobre o Datafolha. Para enviar sua pergunta, selecione o nome do convidado no menu de participantes. É o primeiro da lista.

(05:05:37) Mauro Paulino: Boa tarde a todos e obrigado pela presença. Vamos começar?

(05:06:30) Leandro fala para Mauro Paulino: se você trabalha com isso, deve saber... Como funcionam as auditorias para pesquisas e sorteios? O Datafolha é auditado?

(05:08:07) Mauro Paulino: Leandro. Há empresas sérias especializadas em auditorias. Algumas pesquisas de mercado do Datafolha são auditadas, principalmente as que podem ser utilizadas como conteúdo de propaganda comparativa.

(05:08:48) loira do banheiro fala para Mauro Paulino: boa tarde! houve alguma mudanã significativa do ano passado pra cá? uma marca que apareceu mto e nem era lembrada, por exemplo? qual foi?

(05:11:52) Mauro Paulino: Loira, mudanças desse tipo e de um ano para outro são raras. Por ter 19 anos de existência o Top of Mind já captou mudanças significativas em categorias como telefone celular e cerveja que acompanham a evolução tecnológica e as ações de marketing. Mas é muito raro que apareça uma marca campeã de um ano para outro sem que já fosse lembrada no ano anterior.

(05:11:58) arthur fala para Mauro Paulino: Qual o objetivo do "Folha top of mind"? não vira propaganda indireta no jornal?

(05:14:37) Mauro Paulino: O Prêmio Folha Top of Mind é um dos produtos derivados da grande pesquisa realizada pelo Datafolha. O estudo anual oferece também resultados detalhados sobre a saúde das marcas que tornaram-se parâmetro para empresas e agências de publicidade. É claro que o jornal, que banca a pesquisa, também obtém resultados e é legítimo que isto ocorra.

(05:15:36) aline fala para Mauro Paulino: coca e omo estão mais uma vez entre os mais lembrados. oq isso significa?

(05:15:42) Mauro Paulino: A resposta anterior foi para o Arthur.

(05:18:24) Mauro Paulino: Aline, Coca-cola, OMO e Nike foram as marcas mais lembradas quando a pergunta não se refere a nenhuma categoria. Os pesquisadores perguntam: "Qual é a primeira marca de produto ou serviço que lhe vem à cabeça". Isto significa que essas marcas estão no topo da lembrança espontânea dos brasileiros e é fruto do poder de comunicação empregado ao longo dos anos.

(05:18:33) osmar fala para Mauro Paulino: qual tendencia de mercado pode ser apontada tendo como base a pesquisa? por exemplo no ramo feminino...

(05:21:15) Mauro Paulino: Osmar, as mulheres estão assumindo lugar de destaque na sociedade e esse processo se impôs há cerca de quinze anos. Com isso as marcas mais lembradas pelas mulheres ganham força e destaque. São elas: Seda, Zero-Cal e Dove.

(05:21:27) mineirinha fala para Mauro Paulino: oi nunca ouvi falar na flolha mais deve ser legal ela passa em algum canal de tv?

(05:22:09) mallu fala para Mauro Paulino: oi, mauro! vi que tem uma categoria meio ambiente. é nova? qual a importância dela em tempos do "politicamente correto"?

(05:23:10) Mauro Paulino: Mineirinha, experimente dedicar um pouco do seu tempo à leitura de jornais e você vai perceber que as informações que recebe podem ser mais aprofundadas.
(05:26:14) Mauro Paulino: Mallu, há três anos incluímos a categoria meio-ambiente no Top of Mind pela importância que esse tema vem alcançando. Devo destacar que, de 2007 para cá, a taxa dos que se lembraram de alguma marca ligada ao tema cresceu de 37% para 42%, o que mostra o interesse dos brasileiros e a importância das empresas dedicarem esforços na associação de suas marcas com a preservação ambiental.

(05:26:45) skap fala para Mauro Paulino: é possivel prever quais marcas serao ganhadores no ano que vem? como?

(05:29:00) Mauro Paulino: Skap, A série histórica das pesquisas revela sempre tendências que podem ou não serem confirmadas. Podemos observar as curvas de cada uma das categorias e fazer projeções para o próximo ano mas, dependendo da comunicação das marcas as projeções podem ser revertidas.

(05:29:18) leo fala para Mauro Paulino: quem é a grande campeã de todas as edições do Top of Mind?

(05:30:36) Mauro Paulino: Leo, no Top do Top, que é a premiação máxima da pesquisa, OMO e Coca-Cola sempre apareceram com destaque.

(05:30:49) joca fala para Mauro Paulino: como vcs escolhem as categorias? tem um motivo especial? um pedido das agências/fabricantes?

(05:32:08) Mauro Paulino: Joca, o principal critério é a relevância jornalística das categorias. Em seguida vem participação no mercado publicitário e série histórica no Top of Mind.

(05:32:20) Jennifer fala para Mauro Paulino: alguma surpresa nas empresa que foram citada??

(05:33:12) Mauro Paulino: Jennifer, acredito que a grande surpresa deste ano foi a entrada da Nike no Top do Top.

(05:33:24) cocota fala para Mauro Paulino: boa tarde, mauro! acompanho o "top of mind" há um tempo e sempre fico com vontade de participar. como faz?

(05:35:42) Mauro Paulino: Cocota, o princípio básico de uma pesquisa por amostragem é que todos os integrantes do universo pesquisado tenham a mesma chance de serem entrevistados. Por isso não aceitamos inscrições para responder as pesquisas e sim sorteamos os respondentes entre todos os brasileiros adultos. Para isso visitamos 161 municípios em TODOS os estados do país.

(05:35:55) leo fala para Mauro Paulino: qual a diferença da pesquisa deste ano para a anterior?

(05:38:11) Mauro Paulino: Leo, em termos de resultados destaco a entrada da Nike entre os mais citados no Top do Top, a conquista da Skol na categoria melhor performance. Houve também a criação de novas categorias como Top Família e Top Popular entre outras.

(05:38:11) ricardo fala para Mauro Paulino: Mauro, no caso da marca Omo, que já está no topo há tantos anos, pergunto: Se a empresa parar totalmente de fazer publicidade do sabão em pó, você acredita que em quanto tempo essa marca "sairia" do Top of Mind? Ou seja, quanto tempo de NÃO investimento numa marca a condena ao esquecimento?

(05:40:12) Mauro Paulino: Ricardo, marcas fortes como OMO permanecem na lembrança dos consumidores por muito tempo. Posso citar o exemplo de Kolynos que saiu do mercado há anos e até hoje é citada. Obteve 12% em 2009.

(05:40:30) Leleco fala para Mauro Paulino: Mauro em todas as edições do top of mind qual surpreendeu mais no resultado de premiação e qual o segmento?

(05:43:33) Mauro Paulino: Leleco, gosto muito de observar o comportamento das marcas de cerveja que, ao longo dos anos, promoveu alternâncias muito interessantes e com correlação direta com as ações marketing. O predomínio inicial da Antartica, o crescimento da Brahma e, mais recentemente, a conquista da liderança pela Skol foi muito legal de acompanhar. Outras categorias como Leite e Telefone celular provocaram muitas surpresas.

(05:44:39) skap fala para Mauro Paulino: mauro vc disse que vcs visitam 161 municipios brasileiros como é feita esta escolha?

(05:48:51) Mauro Paulino: Skap, os locais de realização da pesquisa são sorteados de acordo com critérios amostrais. O princípio básico é que a amostra reproduza as proporções encontradas na população. assim, há municípiops de pequeno, médio e grande porte compondo a amostra. Por isso visitamos cidades como Silves (AM) com 8.479 moradores ou Galvão (SC) com 3.250 moradores. Nós procuramos fugir dos nove grandes mercados que amioria dos institutos pesquisam para representar toda a população brasileira, incluindo os que residem em grandes cidades.

(05:48:51) lucas romualdo fala para Mauro Paulino: Qual marca tem mais chance de superar o OMO no top of Mind?

(05:50:42) Mauro Paulino: OMO e Coca-Cola brigam há anos por essa posição. Acho que são marcas que permanecerão muito fortes por anos.

(05:50:48) rachelm fala para Mauro Paulino: Mauro, vc destacaria algum achado entre a classe C e a D/E?

(05:54:31) Mauro Paulino: Rachelm, as marcas mais fortes nas classes populares são, na ordem, Kibon, Arno e Lux. Como o poder de consumo desse segmento vem crescendo e o mercado está voltado para ele, o Datafolha fez uma parceria com o instituto Data Popular para estudar esse fenômeno e oferecer produtos específicos para o mercado. Teremos novidades.

(05:54:43) Milton fala para Mauro Paulino: Mauro, existe algum resultado por região? Se sim poderia dizer quais as marcas mais lembradas em cada região do Brasil?

(05:56:07) mallu sai da sala...

(05:57:25) Mauro Paulino: Milton, as marcas que se destacam no Sudeste são Casas Bahia, Qualy e Brastemp. No Nordeste: Primor, Consul e Banco do Brasil. No Sul: Doriana, Renner e Adocyl. No Norte/Centro/Oeste: Mabel, Nokia e Visa. Essas marcas ficam acima da média geral em cada região. Interessante, não?

(05:57:25) Jennifer fala para Mauro Paulino: existe alguma marca que vc gostaria um dia de ver no Top Mind, e tem uma forte tendencia de aparecer na pesquisa?

(05:59:02) Mauro Paulino: Jennifer, tem mas não é possível pesquisar: instituto de pesquisas.

(06:00:01) skap fala para Mauro Paulino: vc pode explicar como funciona o Top desde sua elaboração ate os resultados finais!? e depois como é elaborado a premiãção?

(06:03:52) Mauro Paulino: Skap,desde seu lançamento o Top of Mind é planejado em conjunto com a redação, o Datafolha e o departamento comercial do Grupo Folha. Como já disse as categorias são definidas segundo sua relevância jornalística, sua participação no mercado e série histórica na pesquisa. A premiação foi decorrência do sucesso editorial da pesquisa e uma solicitação do mercado publicitário. A pesquisa é um sucesso comercial, editorial e o maior e mais abrangente banco de dados sobre marcas existente no Brasil.

(06:04:22) Mauro Paulino: Muito obrigado a todos pela participação e interesse. Um abraço e até a próxima.

(06:04:28) Moderadora/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Mauro Paulino e de todos os internautas. Até o próximo!

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página