Bolsas em NY sobem com dados positivos e manutenção dos juros
da Folha Online
As Bolsas americanas operam em alta nesta quarta-feira, refletindo o otimismo dos investidores após a divulgação do crescimento no setor de serviços e pela previsão de manutenção das taxas de juros em níveis baixos por mais algum tempo pelo Fed (Federal Reserve, o BC americano).
O Dow Jones Industrial Average --principal indicador da Nyse (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em inglês)-- subiu 0,31%, para 9.802,14 pontos, enquanto o ampliado S&P 500 teve alta de 0,1%, para 1.046,50 unidades. Já na Bolsa tecnológica Nasdaq, o índice Nasdaq Composite recuou 0,09%, para 2.055,22 pontos.
Leia a cobertura completa da crise nos EUA
O Fed anunciou nesta quarta-feira a manutenção da taxa básica de juros americana na faixa entre zero e 0,25% ao ano. Mesmo com o fim da recessão, o Fed manteve a cautela, considerando que os juros baixos podem ajudar a economia a se reerguer --o último índice positivo de desempenho da economia dos EUA, antes do terceiro trimestre deste ano, foi o do mesmo trimestre de 2008, quando a contração foi de 2,7%.
O documento dá dois rumos ambíguos para o mercado. O positivo é que os juros devem se manter baixos por mais algum tempo --o que favorece investimentos de renda variável, como as ações. O negativo é que a economia americana ainda depende de pesados estímulos governamentais para se manter.
Entre as notícias macroeconômicas, o destaque ficou para o setor de serviços. O índice de atividade do setor, apurado pelo ISM (Instituto de Gestão de Oferta, na sigla em inglês), caiu para 50,6 no mês passado, contra 50,9 em setembro, abaixo da estimativa de economistas de 51,5. Apesar do recuo, é o segundo mês seguido que o índice fica acima dos 50 pontos --o que indica expansão do setor. O indicador de novas encomendas no setor, por sua vez, subiu mais que o previsto, o que foi recebido como sinal positivo para a economia americana.
Hoje também consultoria de recursos humanos ADP Employer Services informou que o setor privado dos EUA perdeu 203 mil postos de trabalho em outubro, menor número de vagas fechadas no país desde julho do ano passado. Trata-se do sétimo mês seguido de redução no corte de vagas no país.
Outras notícias sobre economia em Dinheiro
- Receita libera na segunda consulta ao sexto lote do IR 2009
- Álcool está perto de perder vantagem sobre gasolina em SP, diz Fipe
- Deputados aprovam relatório do Fundo Social do pré-sal
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre a crise financeira global
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria



avalie fechar
A redução da desigualdade NUNCA havia sido feita por governo nenhum do país! (eu digo isso com muita tristeza).
O documentário feito pela BBC- MUIT ALÉM DO CIDADÃO KANE (disponível no youtube) - feito pela Inglaterra revela esta desigualdade social. O curioso é que ainda revela outras situações importantes que só dá pra discutir quem já assistiu (como o interesse da REDE GLOBO de influenciar nas eleições sempre para o lado que mais interessa à emissora e não a sociedade).
avalie fechar
Porém, a quantidade é inversamente proporcional à qualidade.
Foram gerados inumeros empregos, obras do PAC, inclusão social através do bolsa familia, aumento de universitários, porém, tudo de baixa qualidade.
E o que era de qualidade razoável, está ficando ruim tambem.
Do ponto de vista em nivelar "por baixo" , realmente o Brasil esta indo bem.
[]s
Eduardo.
avalie fechar