Inadimplência do consumidor tem primeira queda no ano, aponta Serasa
da Folha Online
A inadimplência dos consumidores caiu 0,5% em outubro na comparação com o mesmo mês no ano passado. De acordo com o indicador da Serasa divulgado nesta quarta-feira, é a primeira queda na comparação anual em 2009.
Em outubro de 2008, o Brasil passava por um dos piores momentos da crise econômica mundial, com retração no consumo, na produção e no crédito. Já no mesmo mês deste ano, destacam os analistas da Serasa, os sinais de recuperação da economia têm favorecido a queda gradual da inadimplência.
Inflação oficial acelera e tem alta de 0,28% em outubro, diz IBGE
Investidores estrangeiros levam 78% da oferta do Santander
Índice que reajusta aluguéis cai 0,10% na 1ª prévia de novembro, diz FGV
No confronto com setembro, o indicador apontou leve alta de 0,4%. O pagamento do 13º salário deve contribuir para a redução da inadimplência até o final do ano. No acumulado dos dez primeiros meses, a expansão chega a 7,9% --patamar apenas um pouco acima do registrado no comparativo entre janeiro e outubro de 2008 e de 2007 (7,5%), período caracterizado pelo crescimento econômico.
As dívidas com bancos lideraram o ranking de representatividade da inadimplência do consumidor no acumulado do ano, com participação de 44,6%, seguidas de cartões de crédito e financeiras (36,2%) e cheques sem fundos (17,3%).
Leia mais notícias sobre crédito
- Crédito da Nossa Caixa cresce quatro vezes mais que média do mercado
- Juros no empréstimo pessoal caem para o menor nível em cinco anos
- Demanda por crédito tem 3ª queda consecutiva em outubro, diz Serasa
Leia mais notícias de economia
- Combate à crise é prioridade do segundo mandato de Merkel
- Rodada Doha fracassará se não houver flexibilidade, adverte Apec
- Lucro da ALL no trimestre cai 50,7%, para R$ 57,9 milhões
Especial
- Leia o que já foi publicado sobre crédito
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria

