Dinheiro
12/11/2009 - 16h04

França e Brasil apoiam regulação mundial dos mercados agrícolas

Publicidade

da France Presse, em Paris

França e Brasil pretendem estimular uma iniciativa conjunta para uma regulação mundial dos mercados agrícolas na Cúpula sobre Segurança Alimentar que acontecerá na próxima semana em Roma, na sede da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação).

"Essa iniciativa conjunta pretende dar a prova da determinação da França e do Brasil para adotar uma regulação mundial dos mercados agrícolas", afirmou o ministro francês da Agricultura, Bruno Le Maire.

Ele disse ainda que os detalhes da iniciativa, que busca uma estabilização dos preços agrícolas, serão revelados na segunda-feira em Roma.

Le Maire fez o anúncio depois de uma reunião em Paris com 15 ONGs (organizações não governamentais) que trabalham nos problemas da alimentação.

Várias ONGs manifestaram preocupação com a ausência de muitos chefes de Estado do G8 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Japão e Rússia) no encontro.

O Brasil será representado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que a caminho da Itália passará no sábado por Paris.

"A regulação a nível mundial dos mercados agrícolas busca uma estabilização dos preços neste âmbito, mas também pretende lutar contra a depredação e a especulação das terras agrícolas", disse Le Maire.

O ministro francês destacou que a medida também se baseia na necessidade de favorecer um desenvolvimento agrícola dentro da luta contra o aquecimento global.

O Brasil está na lista de 16 países do mundo que alcançaram a meta de reduzir o número de pessoas que sofrem fome, que caiu de 15,8 milhões em 1991 a 12 milhões em 2005, segundo a FAO.

Comentários dos leitores
Cassio XF (33) 01/12/2009 19h54
Cassio XF (33) 01/12/2009 19h54
Nao eh o Ouro que que estah aumentando, sao as moedas que estao se desvalorizando. O ouro sempre tem valor estavel se comparado aos outros comodities. Por exemplo, a mesma quantidade de ouro compra o mesmo volume de petrole hoje e ou ha 30 anos atras.
Ele tem que ser usado de base para medir o poder de compra e quanto os governos estao inflacionando o mercado imprimindo dinheiro como querem.
O deficit publico mundial eh vergonhoso. Se imprime dinheiro para paga-lo e quem acaba pagando mesmo a conta eh o trabalhador via inflacao, ou desvalorizacao de seu dinheiro, principlamente no Brasil onde se ha somente uma moeda - pura ditadura economica.
sem opinião
avalie fechar
joão nascimento (232) 01/12/2009 18h21
joão nascimento (232) 01/12/2009 18h21
epero que o dem puna o seu governador e não varra a sujeira para baixo do tapete como pt
SO O FATO DA OPSIÇÃO PUNIR O GOVERNADOR SO AI VAI GANHAR VOTOS E MUITTOS VOTOS POIS O BRASILEIRO EM SUA MAIORIA E HONESTO SE REALMENTE O DEDO DURO DO DURVAL TENHA RAZÃO E SO DAQUI DOIS MESES PEDIR O SIGILO BANCARIO DELE E DA FAMILIA VAI TER UM DEDINHO CORTADO NESTA SUJEIRA E SO ESPARAR PARA VER
sem opinião
avalie fechar
celso assis (76) 01/12/2009 12h32
celso assis (76) 01/12/2009 12h32
Seria talvez interessante saber não só a porecntagem em relação ao PIB, mas tambem qual a porcentagem em relação PIB dos empréstimos que foi para o consumo e qual a que foi para a produção (excuindo-se aqui dados do BNDES).
A renda per capita da população seria importante no estudo da dívida?
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (4386)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca