Dinheiro
12/11/2009 - 20h42

Perfuração de quarto poço confirma potencial de Tupi, diz Petrobras

Publicidade

da Reuters
da Folha Online

A Petrobras informou nesta quinta-feira que a perfuração do quarto poço na área do Plano de Avaliação de Tupi confirmou as estimativas do potencial de de 5 a 8 bilhões de barris de óleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios do pré-sal daquela área.

O poço está localizado em águas ultraprofundas da Bacia de Santos, a cerca de 265 quilômetros da costa do Rio de Janeiro e a 18 quilômetros a nordeste do poço descobridor 1-RJS-628, conhecido como Tupi.

Petrolífera indiana investirá US$ 70 milhões em exploração no Brasil
Câmara aprova requerimentos de urgência para projetos do pré-sal
Opep revisa para cima estimativa da demanda mundial de petróleo

"Foi perfurada uma espessa seção (cerca de 250 metros) de reservatórios onde foi encontrado petróleo leve (cerca de 28º API), amostrado por testes em profundidades a partir de 4.900 metros. Está previsto para as próximas semanas o início dos testes de formação para avaliar a produtividade dos reservatórios", informou a petrolífera estatal em comunicado.

A Petrobras informou ainda que o consórcio para a exploração do bloco BM-S-11, onde fica Tupi, dará continuidade às atividades e investimentos previstos no plano de avaliação aprovado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). "O plano prevê, além do teste de formação a ser realizado no referido poço, a perfuração de outros poços na área", informou.

O consórcio tem a Petrobras --como principal quotista (65%) e operadora--, a britânica BG Group (25%) e a portuguesa Galp (10%).

Comentários dos leitores
alexandre bakunin (110) 25/11/2009 17h55
alexandre bakunin (110) 25/11/2009 17h55
Tenho duas dúvidas e espero que os colegas me esclareçam:
1 - Que todos querem participar dos bonus do pré-sal é fácil compreender. Mas vamos imaginar que por uma obra do destino estas operações causem uma enorme catástrofe ecológia e que tenhamos que pagar indenizações alguém ou outro Estado, como Argentina, por exemplo. Pergunto se os Estados brasileiros que ora desejam participar desta boquinha estarão também de acordo em arcar com os riscos (onus).
2 - Será que temos mesmo competência para fazer este tipo de perfuração ? Será que não corremos o risco de desabar o fundo do mar drenando água para o buraco ? Lembrem-se que uma burrada da Russia condenou o mar de Aral a secar.
sem opinião
avalie fechar
Euclydes Uchôa (6) 25/11/2009 10h13
Euclydes Uchôa (6) 25/11/2009 10h13
Dos comentários do Sr. Governador do RJ deduzimos que:a) o mesmo JAMAIS terá capacidade de ser Presidente da República, pois seu País é o RJ;b)JAMAIS terá o alcance da igualdade entre os povos, pois sequer a quer praticada em seu País;c) É um "garotinho" egoísta e mimado, pois só quer o apoio do 'resto" dos Estados qd é para o Rio sediar jogos Pan Americanos e Olimpíada. d) Não tem visão alguma de admnistração: funcionário público e aposentados existe em todo Brasil(Meu Deus, que egoísmo).e) Deseja sim aumentar a tão sofrida divisão de renda existente em nosso País. sem opinião
avalie fechar
José Sanchuk (2) 25/11/2009 09h44
José Sanchuk (2) 25/11/2009 09h44
A questão é que na hora que for vender o petroleo o país membro da opep pode boicotar o petroleo brasileiro baixando o preço do seu produto, pois todo seu petroleo é de superficie, portanto muito mais barato para ser produzido. Qual será o preço do nosso petroleo para retirar no pré-sal, no minino o doblo dos paises da opep, quem garante que havera mercado para todos os produtores, muito deles gasta muito e precisa fazer mais caixa, como muito comprador esta diminuindo sua compra, haverá sobra de petroleo pois com a nova onda é proteger o meio ambiente se usara fontes menos poluidoras, o Rio tem o direito de pedir pois esta em seu dominio. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1171)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca