Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2009 - 19h16

Preço do petróleo tem forte recuo com alta do dólar e temor sobre economia

Publicidade

da Folha Online

O preço do petróleo no mercado americano apresentou forte queda nesta quinta-feira, atingido pela alta da cotação do dólar ante outras moedas fortes e por uma série de dados decepcionantes sobre a economia americana.

Na Nymex (Bolsa Mercantil de Nova York, na sigla em inglês), o barril de petróleo bruto tipo WTI para entrega em dezembro teve recuo de 2,66%, para US$ 77,46.

ANP começa a perfurar poços para capitalização da Petrobras em dezembro
Consumo de gás da indústria já retoma níveis pré-crise, diz Petrobras
Azul testará bioquerosene derivado da cana em 2012

Os indicadores econômicos divulgados hoje não animaram os investidores. O instituto privado de pesquisa Conference Board apresentou o índice dos principais indicadores da economia americana, que subiu 0,3%. Embora tenha marcado o sétimo aumento consecutivo, o indicador cresceu menos que em setembro (1%) e menos que o esperado (0,4%).

Além disso, o Departamento do Trabalho informou que o número de pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos EUA ficou em 505 mil na semana encerrada no último dia 14, mesmo número visto uma semana antes.

Mais tarde, a MBA (Associação dos Bancos de Hipoteca, na sigla em inglês) apontou que as taxas de inadimplência e despejo bateram mais um recorde no terceiro trimestre, tendo os empréstimos "prime" como o de maior aumento --o que evidencia o efeito da alta do desemprego sobre o setor imobiliário.

Para os investidores, esses dados divulgados hoje sugerem que a recuperação da economia americana --e o consequente aumento sobre a demanda de petróleo do maior consumidor mundial da commodity-- poderá demorar mais do que o esperado.

Para ajudar no movimento baixista, a cotação do dólar ante outras moedas fortes voltou a subir. Quando o dólar recua, os investidores passam a investir em commodities como o petróleo procurando proteção, e o movimento inverso ocorre quando a moeda americana avança.

Comentários dos leitores
carmem santos (49) 12/01/2010 19h38
carmem santos (49) 12/01/2010 19h38
Carmem.....eu estou com muito nojo desse pais, como pode nós termos que aceitar a bandidaje de brasilia e deixar por isso mesmo,sera que essa justiça do pais também não se veja como troxa ? vajam como pode os cara que estavam roubando nosso dinheiro, colocando no bolso,na meia,na cueca na bolsa presidir um jugamento é mesmo nos trazer de troxas,indiotas ibecis...só mesmo quem rouba junto com eles aceita uma coisa dessas...sr. Lulla porque o seu governo o sr. proteje tantos esses ladrões??? me der uma resposta...não aguento mais.. 7 opiniões
avalie fechar
Rolando Frati (129) 02/01/2010 21h33
Rolando Frati (129) 02/01/2010 21h33
O Risco do PréSal pode falir a Petrobras, já viram a frase " não coloquem todos os Ovos em uma cesta só" pode cair e quebrar todos os ovos, isso pode acontecer com a Petrobras que pode extrair Petroleo com preços impraticáveis no Mercado, pois estão surgindo e surgirá ainda muitas descobertas. Cuidado com nossa Petrobras. Um Patrimonio do Povo Brasileiro não pode correr todo esse risco. Não podemos politizar essa Empresa. 10 opiniões
avalie fechar
J. R. (1230) 13/12/2009 20h04
J. R. (1230) 13/12/2009 20h04
Acho incrível como algumas pessoas que se dizem religiosas usam desse espaço, como é o caso do Sr. APARECIDO apenas para atacar outros grupos religiosos, minorias como gays, lésbicas e afins; e provavelmente esse Sr. que mais parece afeito a Hitler também é tremendamente racista. Botem freio nesse cidadão falso moralista! 10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (368)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página