Publicidade
Publicidade
19/04/2003
-
14h31
da Folha Online
A Aracruz, maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo, inaugura, na próxima quarta (23), um terminal marítimo em Caravelas (sul da Bahia), um investimento de US$ 7,5 milhões.
Para transportar a madeira da cidade histórica, próxima do arquipélago de Abrolhos, até o Espírito Santo, vão ser usadas três barcaças.
A obra chegou a ser alvo de críticas por ambientalistas, que temiam o impacto da dragagem do rio Caravelas nos manguezais, fonte de renda de milhares de famílias que capturam caranguejos.
A empresa diz que fez vários estudos técnicos no Brasil e no exterior, plantou 7 mil mudas nativas na área, e até monitorou a rota das baleias jubarte e franca para definir o caminho mais seguro para as embarcações no santuário ecológico da fauna marinha.
Mar reduz custos
"A Aracruz investiu na capacitação profissional de pessoas do lugar. O projeto movimentou a economia local, aumentou a procura por restaurantes, hotéis e demais serviços da região", diz o diretor da empresa, Walter Nunes.
O objetivo da companhia é reduzir os custos com transporte em até 20% e evitar a sobrecarga de caminhões nas estradas. O projeto de transporte marítimo da empresa, concluído com essa obra, é crucial para o plano de expansão da Aracruz.
Neste ano, a companhia pretende produzir 2 milhões de toneladas de celulose. A fibra é usada para fabricação de produtos de consumo e de alto valor agregado, como papéis para fins sanitários, para imprimir e escrever, além de papéis especiais.
Viagem dura 12 horas
A madeira de eucalipto já começou a ser transportada até um terminal recém-inaugurado em Barra do Riacho, no município de Aracruz (norte do Espírito Santo), onde fica sua fábrica.
Cada barcaça mede 114 metros de comprimento. A distância entre os dois terminais é de 275 km em linha reta. A viagem dura 12 horas. O terminal tem capacidade de descarga de 200 toneladas por hora.
Até o início de 2005, a Aracruz pretende colocar em operação mais uma barcaça. O investimento na construção das embarcações está orçado em US$ 31 milhões.
Ajuda do BNDES
A instalação dos dois terminais ajuda a viabilizar o projeto Veracel, desenvolvido em associação com a sueco-finlandesa Stora Enso e Odebrecht. Em 2001, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou financiamento de R$ 52,4 milhões para a construção dos terminais e manejo de 27 mil hectares de floresta.
Orçado em US$ 1 bilhão, o projeto Veracel prevê a construção de uma fábrica para a produção de 900 mil toneladas de celulose na cidade baiana de Eunápolis, escolhida por ser próxima da costa (45 km), o que facilita o escoamento do produto. Não há data ainda para o projeto sair do papel.
Leia mais
Visite o site do Projeto Baleia Jubarte
Visite o site da Aracruz
Visite o site da Veracel
Baleias e caranguejos desafiam nova logística da Aracruz na Bahia
SÉRGIO RIPARDOda Folha Online
A Aracruz, maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo, inaugura, na próxima quarta (23), um terminal marítimo em Caravelas (sul da Bahia), um investimento de US$ 7,5 milhões.
Para transportar a madeira da cidade histórica, próxima do arquipélago de Abrolhos, até o Espírito Santo, vão ser usadas três barcaças.
A obra chegou a ser alvo de críticas por ambientalistas, que temiam o impacto da dragagem do rio Caravelas nos manguezais, fonte de renda de milhares de famílias que capturam caranguejos.
Projeto Baleia Jubarte/Divulgação |
Baleia jubarte no mar de Abrolhos |
Mar reduz custos
"A Aracruz investiu na capacitação profissional de pessoas do lugar. O projeto movimentou a economia local, aumentou a procura por restaurantes, hotéis e demais serviços da região", diz o diretor da empresa, Walter Nunes.
O objetivo da companhia é reduzir os custos com transporte em até 20% e evitar a sobrecarga de caminhões nas estradas. O projeto de transporte marítimo da empresa, concluído com essa obra, é crucial para o plano de expansão da Aracruz.
Veracel/Divulgação |
Barcaça carrega toras na Bahia |
Viagem dura 12 horas
A madeira de eucalipto já começou a ser transportada até um terminal recém-inaugurado em Barra do Riacho, no município de Aracruz (norte do Espírito Santo), onde fica sua fábrica.
Cada barcaça mede 114 metros de comprimento. A distância entre os dois terminais é de 275 km em linha reta. A viagem dura 12 horas. O terminal tem capacidade de descarga de 200 toneladas por hora.
Até o início de 2005, a Aracruz pretende colocar em operação mais uma barcaça. O investimento na construção das embarcações está orçado em US$ 31 milhões.
Ajuda do BNDES
A instalação dos dois terminais ajuda a viabilizar o projeto Veracel, desenvolvido em associação com a sueco-finlandesa Stora Enso e Odebrecht. Em 2001, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou financiamento de R$ 52,4 milhões para a construção dos terminais e manejo de 27 mil hectares de floresta.
Orçado em US$ 1 bilhão, o projeto Veracel prevê a construção de uma fábrica para a produção de 900 mil toneladas de celulose na cidade baiana de Eunápolis, escolhida por ser próxima da costa (45 km), o que facilita o escoamento do produto. Não há data ainda para o projeto sair do papel.
Leia mais
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
- Por que empresa proíbe caminhões de virar à esquerda - e economiza milhões
- Megarricos buscam refúgio na Nova Zelândia contra colapso capitalista
- Com 12 suítes e 5 bares, casa mais cara à venda nos EUA custa US$ 250 mi
- Produção industrial só cresceu no Pará em 2016, diz IBGE
+ Comentadas
- Programa vai reduzir tempo gasto para pagar impostos, diz Meirelles
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
+ EnviadasÍndice