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19/04/2003 - 14h31

Baleias e caranguejos desafiam nova logística da Aracruz na Bahia

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A Aracruz, maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo, inaugura, na próxima quarta (23), um terminal marítimo em Caravelas (sul da Bahia), um investimento de US$ 7,5 milhões.

Para transportar a madeira da cidade histórica, próxima do arquipélago de Abrolhos, até o Espírito Santo, vão ser usadas três barcaças.

A obra chegou a ser alvo de críticas por ambientalistas, que temiam o impacto da dragagem do rio Caravelas nos manguezais, fonte de renda de milhares de famílias que capturam caranguejos.

Projeto Baleia Jubarte/Divulgação
Baleia jubarte no mar de Abrolhos
A empresa diz que fez vários estudos técnicos no Brasil e no exterior, plantou 7 mil mudas nativas na área, e até monitorou a rota das baleias jubarte e franca para definir o caminho mais seguro para as embarcações no santuário ecológico da fauna marinha.

Mar reduz custos

"A Aracruz investiu na capacitação profissional de pessoas do lugar. O projeto movimentou a economia local, aumentou a procura por restaurantes, hotéis e demais serviços da região", diz o diretor da empresa, Walter Nunes.

O objetivo da companhia é reduzir os custos com transporte em até 20% e evitar a sobrecarga de caminhões nas estradas. O projeto de transporte marítimo da empresa, concluído com essa obra, é crucial para o plano de expansão da Aracruz.

Veracel/Divulgação
Barcaça carrega toras na Bahia
Neste ano, a companhia pretende produzir 2 milhões de toneladas de celulose. A fibra é usada para fabricação de produtos de consumo e de alto valor agregado, como papéis para fins sanitários, para imprimir e escrever, além de papéis especiais.

Viagem dura 12 horas

A madeira de eucalipto já começou a ser transportada até um terminal recém-inaugurado em Barra do Riacho, no município de Aracruz (norte do Espírito Santo), onde fica sua fábrica.

Cada barcaça mede 114 metros de comprimento. A distância entre os dois terminais é de 275 km em linha reta. A viagem dura 12 horas. O terminal tem capacidade de descarga de 200 toneladas por hora.

Até o início de 2005, a Aracruz pretende colocar em operação mais uma barcaça. O investimento na construção das embarcações está orçado em US$ 31 milhões.

Ajuda do BNDES

A instalação dos dois terminais ajuda a viabilizar o projeto Veracel, desenvolvido em associação com a sueco-finlandesa Stora Enso e Odebrecht. Em 2001, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou financiamento de R$ 52,4 milhões para a construção dos terminais e manejo de 27 mil hectares de floresta.

Orçado em US$ 1 bilhão, o projeto Veracel prevê a construção de uma fábrica para a produção de 900 mil toneladas de celulose na cidade baiana de Eunápolis, escolhida por ser próxima da costa (45 km), o que facilita o escoamento do produto. Não há data ainda para o projeto sair do papel.

Leia mais
  • Visite o site do Projeto Baleia Jubarte
  • Visite o site da Aracruz
  • Visite o site da Veracel

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