Publicidade
Publicidade
Asiáticos tomam espaço de portugueses como donos de padaria
LARISSA FÉRIAdo Agora
O estigma de que todo dono de padaria é português vem sendo apagado. A diminuição da imigração portuguesa e o desinteresse dos descendentes em assumir o tradicional negócio de seus pais e avós abriram espaço para que outras colônias de imigrantes entrassem no mercado.
Atualmente, já chega a 5% a participação de orientais entre os proprietários de padarias. Japoneses, coreanos e chineses começam a conquistar espaço entre os exigentes consumidores.
O aumento do número de orientais no mercado nos últimos três anos chamou a atenção do Sindipan (Sindicato das Indústrias de Panificação de São Paulo), que tem aproximadamente 4.000 associados. Na capital e na Grande São Paulo existem cerca de 4.400 padarias.
O presidente do sindicato, Frederico Maia, acha natural o crescimento dos orientais no mercado. "O espaço deixado pelos portugueses começou a ser ocupado por outros grupos naturalmente, entre eles, os orientais", afirma.
O domínio português começou no final da Segunda Guerra, quando houve um grande fluxo de imigração para o Brasil. "Os recém-chegados procuravam quem já estava estabelecido, iniciando assim no ramo", conta Maia.
A fama de que a maioria dos donos de padaria é constituída por portugueses remonta à década de 70, quando, de acordo com Maia, mais de 85% das padarias paulistas era de propriedade de imigrantes de Portugal e de seus descendentes.
A situação começou a mudar no início dos anos 80. Hoje, pouco mais de metade dos lusos-descendentes continuam no mercado. "Muitos descendentes mudaram de ramo e os portugueses que continuam vindo ao país são executivos ou trabalham em outras áreas", conta.
Gradualmente, brasileiros, italianos, árabes e orientais começaram a se interessar pelo mercado. Com isso, a dinastia portuguesa nas padarias ficou ameaçada.
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Dólar fecha abaixo de R$ 2 pela primeira vez em 2 semanas; Bovespa sobe
- Importados invadem varejo de vestuário
- Montadoras fazem feirão com descontos
- Inadimplência de carros volta a crescer e bate recorde em abril
- Cúpula Rio+20 deve restringir operação no aeroporto do Galeão
+ Comentadas
- Taxa de juros ao consumidor cai para 40,1% ao ano, diz BC
- Aviso prévio maior vale apenas para o empregado, diz governo
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.






Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV