Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2003 - 09h49

Desemprego em SP é o maior desde 1985, diz Seade/Dieese

IVONE PORTES
da Folha Online

A taxa de desemprego total da região metropolitana de São Paulo voltou a subir em abril e atingiu 20,6% da PEA (População Economicamente Ativa), segundo dados da PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego) realizada pelo Seade/Dieese.

Foi o quarto mês consecutivo de aumento na taxa de desemprego, que atingiu o maior patamar desde que a pesquisa começou a ser realizada, em 1985. Em março último, a taxa havia ficado em 19,7% e, no mesmo mês de 2002, em 20,4% da PEA.

No mês passado, 110 mil pessoas passaram a fazer parte do contingente de desempregados na região metropolitana de São Paulo. Esse aumento é explicado pela incorporação de 129 mil pessoas à PEA, número bastante superior às 19 mil novas ocupações geradas em abril.

Segundo estimativa do Seade/Dieese, 1,941 milhão de pessoas estavam desempregadas em abril. O contingente de ocupados, por sua vez, era formado por 7,483 milhões de trabalhadores.

Para o Seade/Dieese, o comportamento do mercado de trabalho em abril é típico para o período. Nessa época, pessoas que saíram da PEA no início do ano começam a retornar ao mercado de trabalho, mas março e abril são os meses de maior dificuldade de geração de emprego.

Houve aumento de desemprego no mês passado em praticamente todos os segmentos populacionais, com destaque para os grupos formados por pessoas com idade entre 25 e 39 anos, cuja ampliação foi de 10,6%.

O nível de ocupação teve leve variação de 0,3% de março para abril. A indústria e o setor de serviços abriram 3.000 vagas cada, enquanto o comércio fechou 49 mil postos. Outros setores, principalmente o de serviços domésticos, foram responsáveis pela criação de mais 62 mil vagas.

Leia mais
  • Engenheiro põe anúncio em jornal para trabalhar de graça
  • Nem queda do juro salva emprego nos próximos meses, diz Dieese
  • Conhecimento bancário vai decidir concurso do Banco do Brasil
  • Construção civil corta 5.600 neste ano
  • Desemprego transforma SP em "barril de pólvora", diz Paulinho


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página