Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2003 - 15h50

Arroz e taxa de luz puxam inflação em SP; gasolina lidera quedas

EDUARDO CUCOLO
da Folha Online

O arroz e a taxa de iluminação pública foram os maiores responsáveis pela taxa de inflação registrada em maio na cidade de São Paulo, de 0,31%.

Segundo dados da Fipe (Índice de Preços ao Consumidor), o arroz subiu 18,24% no período, contribuindo com 0,15 ponto percentual, quase metade da inflação de maio. Nos últimos 12 meses, o produto já subiu 75,55%.

Já a taxa de iluminação, representou um aumento de 3,11% na conta do paulistano, com um impacto de 0,13 ponto percentual, quase o mesmo do arroz, devido ao seu peso no orçamento.

O Dia das Mães também contribuiu para aumentar os preços. Os eletrodomésticos tiveram uma queda de preço de 0,58%, mas as roupas femininas e produtos de beleza apresentaram alta, em torno de 1,5%.

A inflação registrada em maio só não foi maior devido à queda registrada na gasolina, que chegou a 3,88%. Sem essa queda, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) teria ficado em 0,42%.

Outro produto que teve queda acentuada em maio foi o tomate, que caiu 28,76%, mas ainda acumula alta de 47% nos últimos 12 meses.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página