Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2003 - 17h29

Prédio Inteligente tem leitora de íris e sistema antivandalismo

LARISSA SQUEFF
especial para a Folha Online

A Fórmula 1 dos Imóveis. Essa é uma boa definição para o Prédio Inteligente, montado no Brasiltec 2003, salão e fórum que está sendo realizado no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo.

O prédio é um projeto da Lemos Britto em parceria com a construtora Gafisa e com o escritório de arquitetura Aflalo & Gasperini.

Com dois andares e 3.500 metros quadrados de área construída, o Prédio Inteligente traz a tecnologia de ponta que vai ser utilizada nos condomínios comerciais e residenciais num futuro próximo. Várias atrações do empreendimento lembram cenas de filmes de ficção científica.

Para ter uma idéia, o controle de entrada do prédio é feito por meio da leitura da impressão digital. O objetivo é que, no futuro, moradores e/ou funcionários de um prédio comercial possam entrar no edifício colocando apenas o dedo sobre um leitor.

O posto do Unibanco montado ao lado do prédio também traz um sistema inovador que identifica o cliente pela íris, tornando as fraudes mais difíceis. Ainda este ano, o banco pretende instalar o sistema em duas agências em São Paulo.

Antivandalismo

No quesito segurança, mais novidades: o prédio conta com um programa integrado de câmeras antivandalismo - que não quebram com fortes pancadas - e de recepção de imagens digitais. Ou seja, a velha fita magnética, suscetível à umidade, é aposentada, dando lugar a um CD, que irá armazenar as imagens gravadas.

Além disso, o sistema "avisa" a segurança sobre qualquer movimentação indevida --no caso de prédios comerciais, durante a noite, por exemplo-- e pode ser acessado pela internet. Desta forma, o morador ou empresário pode saber como está a situação de sua casa ou do escritório aonde quer que esteja.

O Prédio Inteligente também tem conforto. Os pisos de todos os banheiros são aquecidos, fazendo assim com que a entrada no banho --principalmente no inverno-- não signifique choque térmico ao tirar o sapato.

Como um dos objetivos dos empreendedores também é a redução de gastos, foi criado um sistema de economia de água, que recolhe e reutiliza a do chuveiro, por exemplo, na lavagem de pisos.

O Prédio Inteligente pode ser visitado pelo público de hoje a dia 2 de agosto, das 16h às 22h. A entrada é gratuita.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página