Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2003 - 10h00

Prédio Inteligente é erguido em 200 horas

LARISSA SQUEFF
especial para a Folha Online

Não bastassem suas inovações tecnológicas, o Prédio Inteligente, montado no Brasiltec 2003, evento de tecnologia que vai até dia 2, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo, chama atenção pelos números.

Com 3.500 metros quadrados, o prédio de dois andares foi construído em 200 horas, um recorde para obras indoor.

Andrea Lemos Britto, diretora da Lemos Britto e Associados, empresa idealizadora do prédio juntamente com a construtora Gafisa, explica que a mesma obra levaria no mínimo seis meses para ficar pronta em outra ocasião. "Nós mesmos nos surpreendemos com o resultado", diz ela.

A agilidade também foi uma consequência dos avanços tecnológicos. A estrutura do prédio foi erguida em 72 horas com mil toneladas de concreto pré-moldado, o que reduziu pela metade o tempo de construção. Os 3.600 metros quadrados de parede foram feitos com gesso seco e não com alvenaria, tornando a obra mais rápida e com menos desperdício de material.

Foram utilizados ainda 980 metros quadrados de vidros, 80 toneladas de aço e 39 mil metros de fios, cabos elétricos e cabos estruturados.

O presidente da Gafisa, Ivo Alves da Cunha, conta que o prédio custou R$ 5 milhões. "Todas as empresas envolvidas no projeto colaboraram com uma parte da verba."

O Prédio Inteligente tem seis dormitórios, clínica de estética, mini spa, sala de convenções, academia, lavanderia, sala de imprensa, área de eventos, espaço gourmet, loft da terceira idade, banco e cybergame.

O edifício concentra os sistemas tecnológicos de segurança e conforto mais modernos e avançados da atualidade. Entre as "atrações" estão as catracas de entrada ativadas pela leitura da impressão digital e os pisos de banheiro aquecidos.

O Prédio Inteligente pode ser visitado até o dia 2, no Expo Center Norte, das 16h às 22h. A entrada é gratuita.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página