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08/08/2003
-
13h38
A crise na Volkswagen do México teve um final favorável no México. Para evitar a dispensa de 2.000 operários da unidade da Volks em Puebla, localizada a cerca de 100 quilômetros da Cidade do México, os funcionários fecharam um acordo muito semelhante ao adotado no Brasil.
Pelo acordo, os funcionários vão trabalhar um dia a menos da semana. Aqui no Brasil esse esquema de trabalho se chama "Semana Volkswagen".
Os 8.000 funcionários da fábrica mexicana vão descansar na sexta-feira e os cerca de 2.000 envolvidos no corte terão o salário reduzido em 20%.
No Brasil, o trato prevê uma redução de 15% do salário, que é compensada com a inclusão de parte da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) no pagamento mensal.
Segundo o sindicato dos metalúrgicos mexicanos, 56% dos operários da unidade de Puebla aceitaram o acordo.
A fábrica mexicana foi a unidade que produziu o último Fusca do mundo. Hoje, também fabrica o modelo Golf.
A Volks havia notificado os empregados que precisava demitir cerca de 2.000 empregados em 30 de junho. Os motivos apontados foram a queda de produtividade e redução das exportações para os Estados Unidos.
Com agências internacionais
Operários da Volks no México fecham acordo para evitar demissões
da Folha OnlineA crise na Volkswagen do México teve um final favorável no México. Para evitar a dispensa de 2.000 operários da unidade da Volks em Puebla, localizada a cerca de 100 quilômetros da Cidade do México, os funcionários fecharam um acordo muito semelhante ao adotado no Brasil.
Pelo acordo, os funcionários vão trabalhar um dia a menos da semana. Aqui no Brasil esse esquema de trabalho se chama "Semana Volkswagen".
Os 8.000 funcionários da fábrica mexicana vão descansar na sexta-feira e os cerca de 2.000 envolvidos no corte terão o salário reduzido em 20%.
No Brasil, o trato prevê uma redução de 15% do salário, que é compensada com a inclusão de parte da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) no pagamento mensal.
Segundo o sindicato dos metalúrgicos mexicanos, 56% dos operários da unidade de Puebla aceitaram o acordo.
A fábrica mexicana foi a unidade que produziu o último Fusca do mundo. Hoje, também fabrica o modelo Golf.
A Volks havia notificado os empregados que precisava demitir cerca de 2.000 empregados em 30 de junho. Os motivos apontados foram a queda de produtividade e redução das exportações para os Estados Unidos.
Com agências internacionais
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