Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2010 - 13h03

BCE anuncia novas regras para garantia de empréstimos

Publicidade

da Reuters, em Frankfurt

O Banco Central Europeu anunciou nesta quinta-feira que continuará aceitando dívida com rating mais baixo como garantia em operações de empréstimo, mas que aplicará novas ferramentas de proteção de risco em ativos menos confiáveis.

O BCE confirmou que continuará aceitando dívida avaliada como "BBB-" além de 2010, mas que aplicará uma nova variação de margens de risco ("haircuts") sobre a dívida do setor privado com essa nota, a mais baixa dentro do grau de investimento.

O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, negou que as mudanças foram feitas para ajudar a Grécia, que atualmente tem o menor rating entre os países da zona do euro.

O BCE, que manteve as taxas de juros na mínima recorde de 1%, disse que mais detalhes sobre as regras adicionais serão divulgados em julho.

Trichet também excluiu a chance de moratória da dívida da Grécia --mesmo que o custo de proteger os bônus governamentais gregos contra a moratória tenha subido para máximas recordes nesta quinta-feira.

"Eu diria que, pegando toda a informação que eu tenho, uma moratória não é um problema para a Grécia", disse ele.

Analistas observaram que Trichet foi cauteloso ao não dar detalhes do plano de resgate aprovado por líderes da União Europeia, apesar de repetir que ele espera que a Grécia implemente as medidas de reforma orçamentária.

"A mensagem é que os mercados ainda vão querer mais informação sobre qualquer plano de resgate para a Grécia, mas é claramente uma declaração de apoio vindo do BCE aqui", disse Julian Callow, economista do Barclays Capital.

Trichet confirmou que as taxas de juros continuam apropriadas, disse que espera um crescimento e inflação moderados e pediu aos governos que estimulem o crescimento com reformas estruturais.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página