Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2003 - 12h04

Crédito com desconto em folha tem potencial de crescimento, diz Febraban

Publicidade

IVONE PORTES
da Folha Online

O programa de crédito com desconto em folha de pagamento tem um "grande potencial de crescimento", segundo o presidente da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), Gabriel Jorge Ferreira.

"Trata-se de um crédito de qualidade, que pode crescer muito à medida que chegue a todo o universo de trabalhadores, seja da iniciativa privada ou pública", afirmou Ferreira, após fazer a abertura do Cisb (6º Congresso de Custos e Serviços Bancários), em São Paulo.

Ele disse, porém, que é difícil avaliar qual vai ser o tamanho e a velocidade de crescimento do programa.

Ontem, o Santander Banespa, em uma iniciativa pioneira, assinou um acordo com a Força Sindical e quatro empresas que permitirá conceder empréstimos aos trabalhadores com desconto em folha. O banco informou que colocará R$ 2 bilhões à disposição do programa, com taxas que variam de 2% a 3,8% ao mês e prazos de 12 a 48 meses para parcelamento.

Ferreira considera que a adesão de outros bancos ao programa deverá ser "rápida". "As centrais sindicais fizeram um levantamento de taxas junto aos bancos. Elas pediram propostas às instituições financeiras de taxas máximas e mínimas de juros e de prazos para sugerir a seus associados com quais bancos trabalhar. A proposta dos bancos deve ser apresentada até amanhã", afirmou.

O presidente da Febraban disse que o programa está no início e que, portanto, ainda haverá um "aprendizado de operacionalização".

"Estamos entrando em um período vital da economia, que é o de vendas de final de ano, e o programa pode provocar um circulo virtuoso nos bancos", disse.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página