Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2003 - 11h45

Veja logotipo criado para identificar todos os alimentos transgênicos

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O Ministério da Justiça divulgou hoje para consulta pública o símbolo que deverá ser aplicado nos rótulos dos alimentos e ingredientes fabricados com produtos transgênicos.

A marca, um triângulo com a letra "T" em seu interior (veja foto abaixo), será obrigatória para facilitar a identificação pelo consumidor sobre presença de transgênicos nos alimentos.

Divulgação
Símbolo criado para identificar transgênicos

Segundo o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão da Secretaria de Direito Econômico, a novo símbolo tem como objetivo padronizar a informação sobre a presença de produtos geneticamente modificados, até então identificada pelo próprio fabricante.

O logotipo deverá ser aplicado nos produtos embalados ou nos in natura, vendidos a granel. No caso de aplicação em embalagens coloridas, o fundo do triângulo deverá ser preenchido com a cor amarela.

Se os rótulos forem impressos em preto e branco, o fundo interno deverá permanecer branco (ou transparente). A proposta de portaria também estabelece as dimensões mínimas para a aplicação da marca, conforme a rotulagem do produto.

O prazo de consulta pública começará a contar a partir da próxima segunda-feira. As contribuições poderão ser feitas durante 15 dias pelo endereço eletrônico sde@mj.gov.br ou por escrito para a Secretaria de Direito Econômico, no endereço: Esplanada dos Ministérios, bloco T, 5º andar, CEP 70.064-900, Brasília-DF, constando no envelope a referência "Consulta Pública nº 01".

Após esse período, o Ministério da Justiça editará uma portaria.

Leia mais
  • Procuradoria da República questiona MP dos transgênicos no STF
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página