Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2003 - 09h48

Emprego industrial volta a crescer após 6 meses em baixa, diz IBGE

Publicidade

da Folha Online

O emprego industrial registrou variação positiva de 0,1% entre julho e agosto, segundo estudo divulgado hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Nos seis meses anteriores, o nível de emprego havia recuado.

A reação reflete as contratações para o Natal, festa que é beneficiada pelo pagamento do décimo-terceiro salário e tradicionalmente impulsiona a produção, as vendas e o emprego no setor industrial no segundo semestre.

O destaque foi o setor de alimentos e bebidas, que teve um aumento de 2,5% de pessoas ocupadas, alcançando taxas ainda maiores nas regiões Norte e Centro-Oeste e no Estado do Paraná.

Ainda assim, entre janeiro e agosto deste ano o emprego acumula queda de 1,7%. Já no acumulado dos últimos 12 meses houve baixa de 0,3%.

Na comparação entre agosto deste ano e o mesmo mês de 2002, o emprego mostra queda de 0,9%. Isso quer dizer que o mercado de trabalho ainda está desaquecido se comparado com o ano passado.

Setores e regiões

Nessa última comparação, contribuíram para o maior desemprego os setores de minerais não-metálicos (-6,7%), têxtil (-5,7%), vestuário (-4,2%) e calçados e couro (-5,0%).

Por regiões, tiveram impacto negativo os índices de emprego da indústria do Rio Grande do Sul (-4,8%), Rio de Janeiro (-4,8%), São Paulo (-0,6%) e Minas Gerais (-1,9%).

Leia mais
  • Renda na indústria cai 1,3%, aponta IBGE
  • Veja a íntegra da pesquisa de emprego industrial

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página