Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2003 - 17h35

PIB industrial vai crescer mais do que o nacional em 2004, diz Fiesp

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O PIB (Produto Interno Bruto) da indústria deve crescer mais do que a soma de todas riquezas no país em 2004. A estimativa foi feita hoje pelo presidente da Fiesp (Federação da Indústria do Estado de São Paulo), Horacio Lafer Piva.

Segundo ele, o PIB industrial deve crescer 4% no próximo ano, contra um aumento de 3,5% no PIB nacional.

Este ano, entretanto, o PIB da indústria deverá decrescer 0,5% enquanto o PIB nacional "ficará por volta de zero".

"O resultado melhor do último trimestre não deverá ser suficiente para compensar os três trimestres anteriores", disse Piva.

Para o presidente da Fiesp, a grande preocupação é com a manutenção da retomada do crescimento econômico em 2005.

"Deveremos ter um crescimento de 3,5% em 2004, que é razoável. Temos de nos preocupar em evitar uma possível redução [de crescimento] em 2005 porque não foram plantadas as condições para sustentá-lo", afirmou Piva.

Segundo ele, o governo brasileiro deve colocar o "investimento e o emprego no centro da agenda de 2004".

PIB paulista

O PIB de São Paulo, que em 1985 correspondia a 36,1% da soma das riquezas do país, caiu para 33,4% em 2001, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Mesmo com a queda da participação no PIB, São Paulo continua liderando o ranking dos Estados com R$ 400,6 bilhões seguido do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

Piva não vê com preocupação a redução da participação de São Paulo no PIB nacional. "São Paulo continua a ter a maior participação. Deve-se pensar de São Paulo deve se diferenciar tanto dos outros Estados. Esse processo de desconcentração é saudável."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página